GT / Protótipos | Portugueses

CPSP / Estoril

Ivan Bellarosa passeia classe na festa do título de Gonçalo Araújo

por Hugo Ribeiro, 21 de Outubro de 2013 Sem Comentários

Fonte: Torque Promotion

Terminou este fim-de-semana a primeira temporada (de muitas esperemos...) do Campeonato de Portugal de Sport-Protótipos no circuito do Estoril coma  quinta e última etapa do ano. Em ambiente de festa, e com uma lista de inscritos assinalável, o Campeão Europeu da categoria veio a Portugal "apadrinhar" o título conquistado por Gonçalo Araújo. O piloto italiano passeou classe, dominou desde os primeiros treinos livres à corrida 2, mas para a história ficará um final de temporada em grande, algo bem diferente do que assistimos com o Nacional de GT's.

O Estoril Motorsport Weekend assinalou o fim da temporada 2013 do CPSP. Com uma lista de 12 inscritos, abrilhantada pela presença de dois carros oficiais da Wolf, e a presença do Campeão Europeu de Sport-Protótipos Ivan Bellarosa, estavam reunidas as condições para que o final de temporada fosse no sentido inverso ao que infelizmente assistimos com o Campeonato de Portugal de GT's. E assim foi... Rescaldos ficarão mais para o fim do ano, mas ficou evidente que apesar de haver ainda muitos pontos a melhorar, sobretudo ao nível da promoção do campeonato junto dos fãs — mas também no que toca ao envio de informação à imprensa —, foi conseguido colocar de pé o que muitos julgaram condenado ao fracasso.

As expectativas eram baixas é certo, mas há que sublinhar uma temporada de grande dignidade que conseguiu este fim-de-semana no Estoril e há uns meses atrás na Boavista, uma das melhores grelhas de Sport-Protótipos em Portugal em muitos, muitos anos. Agora há que pensar em 2014, manter os que por cá andaram, e conseguir atrair novos pilotos, equipas e preparadores de forma a que grelhas de 12 ou 14 carros não sejam a excepção, mas sim a regra.

Corrida 1: Bellarosa ganha primeira, Gonçalo Araújo é Campeão da CN

O sol a brilhar no Autódromo foi a cereja no bolo para a prova final do CPSP , com um animada primeira corrida a dar a vitória ao rápido visitante Ivan Bellarosa, com uma volta rápida em 1:41:317. A presença dos homens da casa-mãe terá inspirado António Ricciardi e Nuno Santos a conseguir a terceira vitória do ano, ultrapassando Ricciardi a dupla Mário Melo e Paulo Costa. Estes, ao ascenderem ao último degrau do pódio da CN, fizeram o melhor que podiam para contraria a vantagem pontual de Gonçalo Araújo, a quem o quinto lugar da corrida, mas terceiro em termos da pontuação, bastou para assegurar o título no Norma M20 FC que partilha com João Luís, que por virtude de ter faltado a uma manga na Boavista, se sagra por sua vez vice-campeão.

Na C3, a determinação de Francisco Abreu traduziu-se numa corrida espantosa em que o Funchalense colocou o menos potente Radical SR3 em terceiro da geral, mas a sua luta pelo título não foi ajudada pela melhoria da dupla Belga rival, que com o segundo da classe, mantém acesa a possibilidade de levar na segunda corrida de hoje o título da classe menor, salientando-se também o segundo lugar (não-pontuável) na estreia dos irmãos André e Tiago Marques.

Ivan Bellarosa, Vencedor da Corrida 1: “Vitória mais tranquila do que esperava, num campeonato muito interessante. A equipa esteve muito bem desde o início do fim de semana e só espero poder voltar para competir com estes pilotos.

Para vir a esta prova, adaptámos os nossos carros, que lá fora têm grandes melhorias aerodinâmicas, ao vosso regulamento, que só permite carros até 2011, mas correu bem! Penso que o vosso Campeonato vai crescer muito nos próximos dois anos! ” 

[table “610” not found /]
Fonte: Torque Promotion

Fonte: Torque Promotion

Corrida 2: De novo Bellarosa em dobradinha Wolf

A segunda corrida do Campeonato de Portugal de Sport Protótipos (e última de 2013) não diferiu da primeira nos vencedores: Ivan Bellarosa, no Wolf visitante, mais uma vez dominou num dia em que pela condição do piso poucos conseguiram extraír o melhor dos seus carros, e mais uma vez foi seguido pela dupla de Nuno Santos e António Ricciardi, que assim averbaram pontuação máxima.

Desta, com Mário Melo e Paulo Costa afastados por um pião de Paulo Costa logo à oitava volta, Gonçalo Araujo tomou o Norma das mãos de João Luís, que desenvolvera animada batalha com Nuno Santos pelo segundo lugar, para concluír no último degrau do pódio, consolidando a sua vitória no campeonato e permitindo a João Luís afirmar-se definitivamente como vice-campeão.

Já fora do pódio ficou Luís Martins, com o estreante Daniel Azevedo, e numa corrida em que apenas 5 concorrentes acabaram, foi apenas justo que os últimos a cruzar a meta fossem os novos Campeões da Categoria C3, os Belgas Donald Naessens e Wim Geentjens, com o título assegurado no seu Radical SR3 a partir do momento em que Colin Bain não acabara a primeira corrida.

O próprio Francisco Abreu, com o título perdido mas a segunda posição no Campeonato assegurada, saíra por despiste à 13ª volta após um toque ao ultrapassar Donald Naessens e problemas vários, como um cubo de roda partido e uma embraiagem a patinar tinham já impedido de alinhar César Machado/ Gonçalo Inácio e Colin Bain, que à falta do seu Radical avariado usara um da Araújo Competição.

Apesar dos contratempos, os vencedores seriam consagrados no pódio com uma grande festa, atestando da camaradagem salutar que reina no Campeonato

Ivan Bellarosa, Vencedor da Corrida 2: “Acabou por ser uma corrida fácil, mas estou muito satisfeito por estar presente neste belo programa de corridas. Já conhecia o circuito do Estoril, que é um belo traçado e acredito que o António Ricciardi poderá ter um belo futuro”.

Gonçalo Araújo, Campeão Nacional de Sport-Protótipos 2013: “Foi um fim-de-semana que valeu pelo título. Na primeira corrida estava a conseguir acompanhar o Ivan, mas depois tivemos problemas com a asa dianteira. Na segunda, o João Luís quando me entregou o carro já se estava a queixar do aquecimento do motor e da caixa, pelo que não era possível fazer mais.”

[table “611” not found /]

Fontes: Comunicados de Imprensa do CPSP e Estoril Motorsport Weekend