Le Mans | Notícias | WEC

World Endurance Championship

HPD ARX-04b cumpre primeiros quilómetros de testes — Heinemeier Hansson e Fogarty juntam-se à ESM

por Hugo Ribeiro, 15 de Dezembro de 2014 Sem Comentários

© ESM

A extreme Speed Motorsport deu início ontem à temporada 2015 ao rodar pela primeira vez o novo HPD ARX-04b coupe. Scott Sharp, piloto e dono da ESM, foi o primeiro a sentar-se dentro do carro de competição de habitáculo fechado.

“Este HPD coupe é muito emocionante para nós; tem havido uma antecipação crescente até à realização destas primeiras voltas”, afirmou Sharp. “Um enorme obrigado à ESM, à HPD e à Wirth pelos seus esforços em ter este coupe construído, entregue e em pista hoje [NdR: Domingo]. Passaram-se meses para aqui chegarmos — a nossa equipa, a equipa de engenharia da HPD e da Wirth têm trabalhado arduamente sem parar nas últimas semanas. Conseguimos enormes progressos com o carro, tal como em termos de logística e planeamento. Este tem sido um processo longo, mas estou super entusiasmado com o dia de hoje, de amanhã e com o futuro.

É muito bom podermos finalmente ir para a pista. Existem tantos elementos diferentes no coupe. De fora, o para-brisas parece pequeno e pensamos que a visibilidade seria reduzida, mas afinal é muito boa. A posição do assento é diferente e mais inclinada. Começamos a agora a sentir a performance. Todos os carros têm características próprias e sentem-se de forma diferente — para além do feedback que dá ao piloto. Todos os pilotos da ESM terão de passar por esse processo de conhecimento do carro.”

A Extreme Speed Motorsport recebeu o primeiro dos seus dois HPD ARX-04b Honda no início deste mês. Junto com os engenheiros da HPD e da Wirth Research, a equipa trabalhou incontáveis horas para montar o primeiro protótipo para testes. A equipa aguarda agora a chegada do segundo carro.

“Hoje fizemos um shakedown de algumas voltas”, afirmou Allen Miller, Líder do Projecto LMP da HPD. “O nosso objectivo passava apenas por verificar todos os sistemas e garantir que o HPD ARX-04b está onde deveria estar no momento em que começámos com o nosso programa de testes. Hoje aprendemos algumas coisas, com cada volta e cada paragem. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos e ansiosos por dar continuidade ao desenvolvimento nos próximos dias.”

Para a temporada 2015, os alinhamentos de pilotos serão compostos por Scott Sharp, Ryan Dalziel e David Heinemeier Hansson, e por Ed Brown, Johannes van Overbeek e Jon Fogarty. Fogerty e Heinemeier Hansson são as duas novas adições à equipa.

“Estamos muito entusiasmados por ter o Jon e o David na ESM,” afirmou Sharp. “A temporada 2015 irá ser incrível e tanto o Jon como o David serão chave para o nosso sucesso. Temos competido contra o Jon há anos e sabemos que é um team player que provou já ser extremamente rápido. Tenho a certeza que se irá entender na perfeição com o Ed e com o Johannes. O David tem exprimentado muito sucesso no WEC nas últimas temporadas, tanto na LMP2 como na GTE. Conhece bem as pistas do WEC e irá complementar-me a mim e ao Ryan na perfeição. A ESM irá ter um dos alinhamentos de pilotos mais fortes de 2015. Mal podemos esperar pelo início da temporada.”

Jon Fogarty: “Estou muito entusiasmado por me juntar à ESM para 2015. A hipótese de competir com uma equipa estabelecida e forte é o objectivo de qualquer piloto, pelo que sei que irei ter uma oportunidade muito sólida de competir pela vitória. Competir tanto no NAEC como no WEC vai ser épico! Estou muito entusiasmado com a oportunidade de competir nas grandes clássicas de resistência do mundo, com Le Mans como o momento mais alto. Para um piloto de sportscar, este é um calendário de sonho.

Já se passaram uns anos desde que competi noutro protótipo que não fosse um DP, pelo que vai haver inevitavelmente um período de adaptação ao novo HPD coupe. Felizmente tenho muita experiência com monolugares de alto downforce. O pequeno motor turbo será talvez o maior desafio pois estou habituado a competir com motores V8 aspirados: só em termos de som já será uma enorme diferença!”

David Heinemeier Hansson: “Mal posso esperar pela minha terceira temporada no WEC, agora com a ESM. Tem sido uma das equipas em destaque no universo sportscar americano desde que começaram a competir ao mais alto nível, pelo que fazer parte desta nova campanha internacional da equipa é uma enorme honra. Há anos que ouço falar sobre a plataforma HPD LMP2, pelo que é uma sensação fantástica saber que vou estar no mais recente coupe. O mesmo para o motor. Nunca competi num carro com motor turbo pelo que estou ansioso por aprender a lidar com alterações que tal provoca no estilo de condução.

De tudo o que ouço falar sobre os coupes, parece-me que são incríveis, com mais downforce, menos arrasto, pneus que duram imenso e com uma dinâmica fácil nos limites — música para os ouvidos de qualquer piloto. Mal posso esperar pelo primeiro teste e pela primeira corrida!”

© ESM

© ESM

Comunicado de Imprensa da Extreme Speed Motorsport