Le Mans | Notícias | WEC
World Endurance Championship
Honda aposta em novo LMP2 para 2015 e deixa projecto LMP1 de parte
por Hugo Ribeiro, 16 de Janeiro de 2014 Um Comentário
A Honda — ou melhor, a Honda Performance Development (HPD), departamento de competição da filial norte-americana da Honda — irá apresentar um novo LMP2 em 2015. O protótipo, que terá como base o projecto LMP1 que estava a ser desenvolvido pela Wirth Research, será fechado tal como os protótipos que a Onroak e a Oreca estão a desenvolver e como o que a Dome estreará este ano. Os protótipos abertos serão uma 'raça em extinção' muito brevemente...
Em entrevista durante o Autosport International car show — que decorreu semana passada em Birmingham, Reino Unido — Nick Wirth, da Wirth Research, já havia deixado entender que o projecto LMP1, devido aos elevados custos de desenvolvimento, havia sido descartado e que a HPD iria apostar num novo LMP2 coupe com base no projecto LMP1. Agora, no site da revista inglesa Autosport, Roger Griffths, Director técnico da HPD, confirma mesmo que o novo LMP2 já está em andamento com vista à temporada de 2015.
“É nosso desejo produzir um coupe, e o desenho está já bem adiantado, e, pelo que que já se pode ver, será um passo em frente.” afirmou Roger Griffths ao Autosport. “Iremos precisar de um genuíno interesse no carro, e os nosso actuais clientes estão muito entusiasmados. Se iremos ou não precisar de ordens de compra para avançar com a sua construção, é algo que ainda não decidimos.”
Parece evidente de que o futuro LMP2 não será mais do que o abandonado LMP1 coupe para os novos regulamentos, em versão 'custos controlados'. Com a Honda fora de qualquer participação oficial no WEC — optando pelo bem mais barato WTCC, pelo projecto caseiro no SuperGT e pelo regresso à F1 como fornecedor de motores (neste caso também um programa competição-cliente) — o novo LMP1 estava mais do que destinado a não ver a luz do dia apesar dos esforços da Wirth Research. O actual HPD-ARX03b já leva quatro anos de existência, e apesar da estabilidade do regulamento, os principais construtores de protótipos LMP2 irão apresentar LMP2 fechados em 2015, com a Dome a colocar o seu já em pista este ano pelas mãos da Strakka Racing.
Como Griffths refere ao Autosport, “muitos gentlemen-drivers que financiam os programas têm restrições várias relativas a competir num carro aberto, pelo que não queremos limitar o mercado”, e a verdade é que a presença da Honda no universo Le Mans é para já, infelizmente, apenas numa perspectiva de vender carros e apoio técnico a equipas-cliente.
Fonte: Autosport.com
Artigos Relacionados
- Pedro Lamy: “Fica sempre um sabor amargo, mas as corridas são assim”
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015: A antevisão da LMP1
- Silverstone e Spa Francorchamps, as casas antes da partida
- Pedro Lamy nas 24 Horas de Le Mans: “daremos o máximo para conquistar a vitória”
- ADESS aprenta projecto LMP3 próprio
- Tiago Monteiro nas 24 Horas de Le Mans: “O meu objetivo passa por conseguir chegar ao final da corrida”
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015
- Filipe Albuquerque e as 24 Horas de Le Mans: “Temos condições para ganhar!”
- Toyota com nova motorização em 2016?
- Aston Martin Racing revela o seu ‘Art Car’ para Le Mans
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015: O programa Eurosport Portugal (Transmissão TV)
- Pneu encurta teste em Le Mans para Tiago Monteiro