AsLMS | ELMS | Le Mans | Notícias

‘Habemos’ LMP3 — ACO confirma nova Categoria com base na classe CN

por Hugo Ribeiro, 25 de Novembro de 2013 2 Comentários

© Sora Racing

Depois de muitos avanços e recuos, a classe LMP3 — que terá como base a actual classe CN — vai mesmo avançar! A nova classe, que só aceitará protótipos CN com chassis em carbono, irá estrear-se em 2015, altura em que substituirá os actuais FLM/LMPC. Com a nova classe, o ACO afirma estar agora completa a pirâmide das corridas de resistência. Os novos LMP3 irão no entanto poder competir apenas no European e no Asian Le Mans Series, já que o USCC continuará a utilizar os actuais LMPC. [ Le Mans Portugal]

De forma a completar a pirâmide das corridas de resistência, o Automobile Club de l’Ouest anuncia a criação de uma nova classe de sport-protótipos baptizada LMP3 (Le Mans Prototypes 3). Em 2015, este carro que abre as portas às corridas de resistência, irá ser elegível para o Asian e European Le Mans Series. O objectivo deste novo protótipo passa por fornecer a equipas e pilotos um conjunto de baixo-custo que permitirá a sua estreia nas corridas de resistência com um protótipo de características próximas de um LMP. O LMP3 irá providenciar uma segunda classe de protótipos para os campeonatos continentais da Europa e Ásia, mantendo-se a LMP2 como a classe rainha destes campeonatos.

As características exactas do carro irão ser definidas pelo ACO nas próximas semanas, tendo em consideração os seguintes elementos: um único conjunto motor-caixa, um único fornecedor de pneus; todos os construtores que pretendam construir um chassis irão ser livres de o fazer. O nível de performance ficará situado entre o da LMP2 e o da GTE Am. Contudo, os preços ficarão fixados em 15o mil euros. Os regulamentos técnicos irão também estabelecer o menor custo de manutenção possível graças a um custo controlado dos sobresselentes, o uso de um único conjunto motor-caixa por temporada, um número limitado de pneus particularmente duros, etc.

O novo carro irá substituir a Formula Le Mans, baptizada LMPC (Le Mans Prototype Challenge) na América do Norte, embora estes continuem a competir no United SportsCar Championship (USCC). Em 2014 e 2015, de forma a assegurar um período de transição até ao novo LMP3 chegar ao mercado, a segunda classe de protótipos no AsianLMS irá ser constituída por carros com homologação FIA CN. Apenas carros CN com chassis de carbono irão constituir esta segunda classe em 2014. No ano seguinte, estes serão substituídos pelos LMP3. No European Le Mans Series, para o qual os CN não são elegíveis, os LMP3 irão substituir os FLM em 2015.

Comunicado de Imprensa do ACO