GT / Protótipos | Notícias | Portugueses

GT Open / Monza: Antevisão

GT Open ao rubro em Monza com Miguel Ramos envolvido na luta pelo título

por Press Release, 25 de Setembro de 2014 Sem Comentários

Fonte: Miguel Ramos Sport

A luta pelo título no International GT Open estará ao rubro em Monza, com os dois primeiros do Campeonato separados por apenas um ponto. Aliás esta tem sido uma constante desta temporada, na qual a luta tem sido intensa com os 3 primeiros a alternarem o comando entre si. Após a prova de SPA, a dupla do Corvette #2, Ramos e Pastorelli caiu para o segundo lugar a um ponto do Ferrari #1 pilotado por Montermini e Schirò. Para além do GT Open, no próximo fim de semana estarão em acção os participantes no Euroformula Open, os carros do Radical European Masters e o novo Italian F4 Championship.

A prova de Monza decorre já este fim-de-semana e entramos na fase decisiva do International GT Open, com apenas duas provas a disputar (4 corridas) e esta em particular na região da Lombardia, no lendário Autódromo Nazionale di Monza. Este circuito está localizado perto da cidade de Monza, a norte de Milão, e uma das mais conhecidas pistas de competição do Mundo sendo justamente apelidada de “Templo da Velocidade”. É naturalmente o palco de eleição para o Grande Prémio de Itália de Fórmula 1 e onde mais se vive a paixão dos Tiffosi (os acérrimos apoiantes da Ferrari).

Construído no Royal Villa of Monza Park  (um parque natural) em 1922, Monza foi palco de inúmeros e fantásticos momentos da história do desporto motorizado, sejam eles altas performances, momentos de glória e infelizmente também algumas tragédias. O Autódromo de Monza tem 3 possíveis alternativas, a Grand Prix Track com os seus 5,793 km, a Junior Track com 2,405 km e a High Speed Track com 4,250 km e os famosos “bankings”. Nos maiores atrativos de Monza incluem-se as famosas curvas “di Lesmo”, “Parabolica”, a chicane “Variante Ascari” e a curva de alta velocidade denominada “Curva Grande”.

Uma das pistas mais rápidas do Mundo que favorece os carros mais potentes e onde nas afinações aerodinâmicas se abdica de “down force”, permitindo assim altas velocidades de ponta. Na altura dos mais potentes motores turbo nos Formula 1, chegaram-se a atingir velocidades superiores a 370km/h. Para além da Fórmula 1, Monza recebe muitas outras categorias do Desporto motorizado, desde monolugares, turismos, sport-protótipos e GT’s em corridas de topo como são os famosos 1000KM de Monza.

Monza foi também palco da única edição da “Race of Two Worlds”, um efémero confronto entre Fórmula 1 e os (Americanos) Fórmula Indy. Para além das 4 rodas, Monza tem também enorme tradição nas corridas de motos, recebendo hoje em dia as provas do Grande Prémio de Itália de Moto GP e as Superbike.

No GT Open a pressão é altíssima nesta ponta final do Campeonato, pois com apenas mais 2 circuitos (Monza e Barcelona) para as 4 corridas em falta, não há margem para erros, tal como afirma Miguel Ramos “O GT Open é um Campeonato que premeia a regularidade e onde não se pode falhar. Como este ano os azares têm sido mais ou menos divididos, temos três carros muito próximos no topo da tabela. Agora que nos aproximamos do final do Campeonato, Monza vai ser muito importante, pois um passo em falso pode ser o fim do sonho. Este é um circuito de alta velocidade, aliás tem o recorde de velocidade dos F1 que atingiram mais de 370km/h e onde acho que o nosso Corvette e os Ferrari, vão andar muito próximos em termos de performance pura”.

À entrada para Monza o Campeonato é liderado pela dupla Andrea Montermini/Niccolò Schirò com 158 pontos, seguidos por Miguel Ramos/Nicky Pastorelli com 157 e Mavlanov/Zampieri com 147.

No programa do evento para além das corridas do GT Open, no próximo fim de semana estarão em ação os participantes no Euroformula Open, os carros do Radical European Masters, a Seat León Eurocup e o novo Italian F4 Championship. Como habitualmente, o International GT Open tem cobertura televisiva na: Motors TV (pan-European) e SportTV entre outras, para além da habitual Live Streaming TV no site www.miguelramossport.com

Sábado, 27 de Setembro
12:50 (CET)  Race 1 Radical European Master (50’)
14:00 (CET)  Race 1 Seat León Eurocup (11 laps max 40’)
15:00 (CET)  Race 1 Euroformula Open (16 laps max 35’)
16:00 (CET)  Race 1 International GT Open (70’)
17:35 (CET)  Race 1 Italian F4 Championship (28’ + 1 lap)

MotorsTV      14:50 (PT) Race 1 direto
SportTV 5       21:50 (PT) Race 1 diferido

Domingo, 28 de Setembro
10:40 (CET)  Race 2 Italian F4 Championship (18’ + 1 lap)
11:30 (CET)  Race 2 Seat León Eurocup (11 laps max 40’)
12:30 (CET)  Race 2 Euroformula Open (16 laps max 35’)
13:30 (CET)  Race 2 International GT Open (60’)
14:55 (CET)  Race 2 Radical European Master (50’)
16:05 (CET)  Race 3 Italian F4 Championship (28’ + 1 lap)

MotorsTV      17:50 (PT) Race 2 diferido
SportTV 5     16:30 (PT) Race 2 diferido