ELMS | Le Mans | Notícias | WEC

European Le Mans Series

Gibson (ex-Zytek) LMP2 com actualizações para 2015 — Greaves e Jota mantêm-se fieis aos construtor britânico

por Hugo Ribeiro, 23 de Dezembro de 2014 Sem Comentários

© DPPI

O actual Zytek Z11SN irá sofrer varias actualizações para 2015. Devendo adoptar a designação Gibson — após a transformação da Zytek em Gibson este ano —, o LMP2 britânico continuará a ser utilizado pela Jota Sport e pela Greaves Motorsport.

A Gibson Technologies anunciou que o seu LMP2 irá sofrer várias actualizações com vista à temporada 2015. O Zytek Z11SN, que em 2015 irá adoptar a designação Gibson (15SN?) — no seguimento da venda de parte do grupo Zytek e transformação do restante em Gibson Technology — tem vindo a sofrer um intenso programa de desenvolvimento aerodinâmico com recurso a CFD. Os regulamentos para a classe LMP2 só permitem alterações de fundo aos chassis quatro anos após a sua homologação. Outras actualizações irão ser feitas a nível eletrónico e mecânico e também de adaptação aos últimas especificações de segurança ACO/FIA.

O chassis Zytek, que está longe de ser o chassis fetiche das equipas LMP2 actualmente, venceu as 24 Horas de Le Mans nos quatro anos da sua actual evolução (2011 e 2014), na classe LMP2. A esses resultados juntam-se ainda 8 pole-positions, 5 vitórias, um Campeonato (2011) e um Vice-Campeonato (2014).

“Muito trabalho tem sido realizado nos últimos meses aqui, na Gibson Technology, nessas actualizações, em conjunto com os nossos clientes, ambos vencedores em Le Mans, a Greaves e a Jota. Estamos muito ansiosos pelo prolongar desta forte relação de trabalho com ambas as equipas na temporada 2015,” afirmou John Manchester, Director de Operações da Gibson.

“A Greaves Motorsport está muito satisfeita por fazer parte deste novo programa. O actual carro foi muito competitivo ao longo da temporada, mas os nossos rivais são muito fortes e estão em constante evolução. A Gibson Technology tem um palmarés em pista invejável com o seu programa competição-cliente e estamos confiantes de que estas novas evoluções irão colocar-nos à frente do pelotão,” afirmou Jacob Greaves, Team Principal da Greaves Motorsport.

A Gibson deu por confirmada a ligação à Jota e à Greaves no ELMS 2015, faltando apenas confirmar se a Greaves irá colocar um dos seus LMP2 no WEC, ou se ambos irão alinhar em mais uma temporada do Campeonato Europeu.

Fonte (citações): Comunicados de Imprensa da Gibson Technology e Greaves Motorsport