Le Mans | Notícias | WEC

World Endurance Championship

FIA aprova alterações ao Regulamento Desportivo LMP1 2014 e anuncia convergência nas classes GT

por Press Release (edição: Hugo Ribeiro), 29 de Setembro de 2013 4 Comentários

© DPPI

Reunido no passado dia 27 de Setembro, o Conselho Mundial para o Desporto Automóvel da FIA aprovou duas alterações ao regulamento desportivo para o Mundial de Resistência de 2014. Respeitantes unicamente à classe LMP1, para 2014 cada construtor poderá pontuar para o Mundial de Construtores com dois carros, contra apenas um na duas última edições. A divisão da classe LMP1 em LMP1 híbridos e LMP1 convencionais como estipulado no regulamento técnico, será também assumida no regulamento desportivo. Confirmada ficou também a convergência nas classes GT, para 2016.

WEC

De forma a aumentar o nível competitivo, a partir de 2014 o Titulo de Campeão Mundial de Construtores de Resistência será atribuído ao construtor que amealhar o maior número de pontos com dois carros (três carros se obedecerem ao Artigo 16.A) na classificação à geral. O regulamento desportivo para 2014 será também ajustado de forma a ter em consideração o novo regulamento técnico para a classe LMP1, que será implementado na próxima temporada, com a distinção entre a classe light para equipas privadas apenas (LMP1-L) e a classe Hybrid tanto para construtores como para equipas privadas (LMP-H), assim como a atribuição de energia.

GT

Os principios de convergência entre os actuais carros da clase GTE (Le Mans) e FIA GT3 foram definidos em comum pela FIA e pelo ACO, e aceites por todos os construtores GT. O objectivo passa por apresentar uma nova regulamentação técnica para a classe GT, baseada em novas categorias (GT+ e GT), nas reunião do Conselho Mundial para o Desporto Automóvel de Junho de 2014, de forma a serem implementadas na temporada de 2016.

Comunicado de Imprensa FIA