Notícias | USCC

United Sportscar Championship

Falken Tire termina programa GTLM no final de 2015

por Andrew Remedios, 2 de Junho de 2015 Sem Comentários

© Falken Tire

No início de Maio foi especulado pelo site norte-americano Racer.com que o futuro da Falken Tire e da equipa Walker Racing — que gere o Porsche 911 que compete no USCC com as cores verdes e negras da Falken — estava em discussão, fruto de rumores que circulavam que a empresa estava a avaliar os seus investimentos nos desportos motorizados.

Duas semanas depois o mesmo site norte-americano avançou que o programa Porsche da Falken Tire iria mesmo fechar as portas no final desta temporada. Foi o próprio presidente da Falken Tire Corporation (USA), Richard Smallwood, que confirmou esta decisão afirmando à Racer.com que “apesar de estarmos a encerrar algo que tem sido para nós um relacionamento muito valioso e recompensador com a IMSA e a United SportsCar Championship, vamos seguir com entusiasmo o crescimento contínuo das corridas de resistência norte-americanos sobe a liderança de Scott Atherton e da sua equipa hábil.”

Para o piloto de longa data da equipa, Bryan Sellers, esta decisão não deixou de ser recebido com muita tristeza:

“isto é difícil. É como deixar família. Todos na Falken Tire e nWalker Racing tornaram-se uma família durante os últimos 7 anos. Estou muito grato pela oportunidade que me deram em 2009 e estou feliz por ter estado neste programa do princípio ao fim. Durante o meu tempo como piloto da Falken Tire tivemos muitos sucessos juntos. Ultrapassamos muitos obstáculos e penso que provamos ser um recurso valioso para a Falken, a Porsche e os organizadores de provas.”

O piloto norte-americano acrescentou que “não posso evitar olhar para trás com orgulho. Graças a todos na Falken aqui nos Estados Unidos e no Japão. Não parece tão distante que Dominic [Cicero, companheiro de equipa em 2009] e eu saímos com o Porsche da Falken Tire nos treinos de Long Beach. E será surreal sair de Road Atlanta sabendo que será a minha última corrida com Wolf no Porsche #17. Ele não só é um parceiro mas também um dos meus amigos mais próximos. Eu sei que haverá muitas lágrimas quando sairmos do paddock mas não tenho palavras para dizer o que penso de todos envolvidos neste projecto. Espero que possamos acrescentar mais vitórias à lista da Falken Tire antes de tudo estar terminado.”

Numa nota de imprensa da IMSA, o presidente deste organismo, Scott Atherton também quis partilhar a sua tristeza com a decisão ao mesmo tempo que mostrou o seu apreço pelo empenho tão longo da Falken Tire: “o programa da Falken Tire tem sido um de nível superior, tanto dentro como fora da pista, durante os últimos anos no Tudor United SportsCar Championship e no Americano Le Mans Series anteriormente. As suas vitórias em Petit Le Mans nos últimos dois anos – juntamente com outras conquistas – demonstram o calibre deste equipa. Falken Tire tem consistentemente utilizado a equipa, o carro e o seu envolvimento no campeonato na sua publicidade corporativa e o sucesso que têm tido com as melhores das melhores equipas de GT e fabricantes de pneus no mundo é realmente impressionante.” O presidente da IMSA concluiu a declaração com a sua visão de futuro depois deste abandono, frisando que “infelizmente, Falken Tire tomou uma decisão empresarial de acabar o seu programa no USCC no final da época de 2015. Eles deixarão muitas saudades aos seus fãs – e a todos nós. Como sempre, a IMSA continuará a oferecer uma plataforma aberta para diferentes fabricantes de pneumáticos na categoria GT Le Mans.”

Fonte: Racer.com e Comunicado de Imprensa da IMSA