ELMS | Notícias | Portugueses

European Le Mans Series

ELMS arranca em Paul Ricard com jornada Oficial de Testes

por Press Release, 18 de Março de 2014 Um Comentário

© DPPI

© DPPI

Os protagonistas da temporada 2014 do European Le Mans Series (ELMS) encontrar-se-ão no circuito francês de Paul Ricard, nos dias 1 e 2 de Abril, para uma sessão oficial de testes, o primeiro confronto antes de uma temporada que se apresenta plena de interesse. Estarão presentes 38 dos 42 carros que efectivaram a inscrição para a presente temporada, com 90 pilotos representando 21 países, entre os quais Portugal, país que receberá no Estoril, a 11 e 12 de Outubro, a derradeira jornada do campeonato.

O ELMS terá este ano três categorias diferentes: LMP2, LMGTE e GTC. Nos LMP2 (Le Mans Prototypes 2) contam-se 11 carros com seis construtores envolvidos. Para os portugueses, o principal motivo de interesse será a presença de Filipe Albuquerque (piloto oficial da Audi para as 24 Horas de Le Mans) ao volante do Zytek Z11SN-Nissan da Jota Sport. Albuquerque será acompanhado em Paul Ricard por Simon Dolan e Harry Tincknell. Os outros dois chassis Zytek do plantel serão inscritos pela Greaves Motorsport: o nº 41 será tripulado pelo americano Chris Dyson e o britânico Tom Kimber-Smith, e o n°28 por Tony Wells e James Littlejohn.

O Alpine 450-Nissan com o n°36 da equipa Signatech Alpine coloca em jogo o título alcançado no ano anterior contando com uma equipa de campeões: aos vencedores na LMP2 em 2013, os franceses Nelson Panciatici e Pierre Ragues, juntam-se o campeão europeu de LMPC (Le Mans Prototype Challenge), o também gaulês, Paul-Loup Chatin, e o britânico Oliver Webb.

A Thiriet by TDS fez saber que irá inscrever um dos novos Ligier JS P2-Nissan durante a temporada, mas para estes testes a formação francesa continuará a utilizar o Morgan-Nissan. O proprietário, Pierre Thiriet, será acompanhado por Ludovic Badey e Tristan Gommendy. Outros três Morgan vão disputar a temporada do ELMS em 2014. O Morgan-Judd com o n°43 será inscrito pela Newblood by Morand Racing, contando com dois pilotos de calibre: o austríaco Christian Klien, que fez várias temporadas de Fórmula 1, e o suíco Gary Hirsch, campeão europeu de LMPC em 2013. O terceiro elemento será o francês Romain Brandela.

A Pegasus Racing alinhará um Morgan-Nissan com o n°29, onde a condução irá ser dividida pelo francês Julien Shell e o suíço Nicolas Leutwiler. Novidade é a presença da Larbre Competition com um Morgan-Judd. A equipa que fez história nos GT avança para esta aventura com o protótipo guiado por Jacques Nicolet, o patrão da Oak, a empresa construtora dos chassis.

Os irlandeses da Murphy Prototypes vão alinhar um ORECA 03-Nissan com o n°48. O nome dos dois pilotos ainda não foi divulgado. O segundo chassis do construtor francês terá ao volante o alemão René Rast e o belga Laurens Vanthoor, sendo inscrito por uma das equipas em estreia na temporada, tão só e apenas a Sébastien Loeb Racing, propriedade do nove vezes campeão mundial de ralis. Haverá ainda outro ORECA 03-Judd, este da Race Performance, com o suíço Michel Frey e o francês Franck Mailleux.

A categoria LMGTE contará nos testes de Paul Ricard com 14 carros de três construtores, destacando-se oito Ferrari F458 Italia. Dois deles serão da equipa italiana AF Corse, pilotados pelas duplas Piergiuseppe Perazzini/Marco Cioci e Duncan Cameron/Matt Griffin. Em estreia no ELMS estarão os franceses da SOFREV-ASP, com o F458 Italia entregue aos franceses Soheil Ayari, Anthony Pons e Fabien Barthez, o ex-guarda-redes, campeão do mundo de futebol pela França em 1998.

Outra equipa em estreia no ELMS é a AT Racing, com o Ferrari F458 Italia n°56 para os bielorrussos Alexander Talkanitsa Sr. e Alexander Talkanitsa Jr. Os britânicos da JMW Motorsport devem anunciar brevemente os seus pilotos, enquanto a Kessel Racing terá dois Ferrari, um deles para o polaco Michael Broniszewski e os italianos Giacomo Piccini e Marco Frezza, e o segundo para o nigeriano Kolawole Aluko, acompanhado de Thomas Kemenater e Matteo Cressoni. Falta referir o último dos Ferrari, e um dos mais competitivos, pois será inscrito pelos campeões da categoria GTC em 2013, a SMP Racing. Os pilotos vão ser o italiano Andrea Bertolini e os russos Viktor Shaitar e Sergey Zlobin.

No campo da Porsche haverá os dois 911 GT3 RSR da IMSA Performance Matmut. O n°67 terá uma equipa de pilotos 100 por cento francesa, com Erik Maris, Jean-Marc Merlin e Éric Helary, enquanto o n°76 estará em pista aos cuidados do patrão, Raymond Narac, do luso-francês Nicolas Armindo e do belga Laurent Pasquali. A Crubilé Sport inscreve um mais antigo Porsche 997 GT3 RSR para François Perrodo, Sébastien Crubilé e Emmanuel Collard. A Gulf Racing UK conta também com a versão mais recente do Porsche 911 (GT3 RSR), havendo apenas um piloto designado - Michael Wainwright. A equipa britânica terá ainda um Aston Martin Vantage V8 para Roald Goethe e Stuart Hall. Finalmente, a Prospeed Competition junta-se às equipas ELMS para esta sessão oficial de treinos com mais um Porsche 911 GT3 RSR. A pilotá-lo irá estar uma formação de pilotos germano-grego-belga: Paul van Splunteren, Dimitris Deverikos e Maxime Soulet.

A categoria GTC revela um enorme élan. A SMP Racing coloca o título 2013 em jogo com três Ferrari F458 Italia GT3. O n°57 será pilotado Boris Rotenberg, o ex-piloto Ferrari de F1 Mika Salo, e o italiano Maurizio Mediani. No segundo carro (nº 71) haverá uma equipa totalmente russa, com Aleksey Basov, Kirill Ladygin e Anton Ladygin. Outro ex-piloto de F1, o monegasco Olivier Beretta, estará na companhia de mais dois russos, Alexander Frolov e David Markozov, no nº 73.

Mais quatro carros do construtor italiano estarão em pista no circuito de Paul Ricard. Dois deles pertencem à equipa italiana AF Corse e terão formações 100 por cento dinamarquesas: Mads Radsmussen e Dennis Lind no nº 63, enquanto o nº 64 conta com Per Nielsen e Christian Overaad. Os outros dois F458 Italia GT3 são inscritos por equipas que se estreiam no ELMS: o Team Sofrev-ASP (Christophe Bourret, Pascal Gibon e Jean-Philippe Belloc), e os dinamarqueses da Formula Racing, com Jan Magnussen, Johnny Laursen e Mikkel Mac Jensen.

Para além da presença na categoria LMP2, a Sebastien Loeb Racing coloca em pista o único Audi R8 LMS Ultra do plantel, para já apenas com o francês Henry Hassid designado como piloto. Único será também o BMW Z4 GT3 do Team Russia by Barwell, com uma equipa de pilotos anglo-russa: Leonid Machitski, Timur Sardarov e Jonathan Cocker. Haverá ainda que contar com o Porsche 997 GT3R de Franck Perera, Lucas Laserre e Eric Dermont inscrito pela Pro GT by Almeras. No campo da McLaren teremos a ART Grand Prix com dois MP4-12C GT3 capazes de brilhar na estreia na categoria. Um deles será para o mexicano Ricardo Gonzalez e o sírio Karim Ajlani, com o outro entregue ao estónio Kevin Korjus e ao francês Grégoire Demoustier. A formação belga Boutsen Ginion Racing irá competir este ano nos GTC com o terceiro McLaren MP4 12C GT3, cujos pilotos serão posteriormente anunciados.

Recordamos que a sessão de treinos oficiais do European Le Mans Series terá lugar nos dias 1 e 2 de Abril no circuito de Paul Ricard, no sul de França. Na terça-feira, 1 de Abril, pelas 12h30 locais (11h30, em Portugal Continental), terá lugar a conferência de imprensa de apresentação do campeonato.

HORÁRIOS (hora portuguesa)
3ª Feira, 1 de Abril
8h00 - 12h00: 1ª sessão de treinos
11h30: conferência de imprensa
13h00 - 17h00: 2ª sessão de treinos
18h00 - 20h00: 3ª sessão de treinos (nocturna)

4ª Feira, 2 de Abril
8h00 - 12h00: 4ª sessão de treinos
13h00 - 16h00: 5ª sessão de treinos

Cl.N.EquipaPilotosChassis - Motor
LMP224Sebastien Loeb RacingRené Rast
Laurens Vanthoor
Vincent Capillaire
Oreca 03 Nissan
LMP228Greaves MotorsportTony Wells
James Littlejohn
Zytek Z11SN Nissan
LMP229Pegasus RacingJulien Schell
Nicolas Leutwiler
Morgan Nissan
LMP234Race PerformanceMichel Frey
Franck Mailleux
Oreca 03 Judd
LMP236Signatech AlpinePaul-Loup Chatin
Nelson Panciatici
Oliver Webb
Pierre Ragues
Alpine A450 Nissan
LMP238Jota SportSimon Dolan
Harry Tincknell
Filipe Albuquerque
Zytek Z11SN Nissan
LMP241Greaves MotorsportTom Kimber-Smith
Chris Dyson
Zytek Z11SN Nissan
LMP243Newblood by Morand RacingChristian Klien
Gary Hirsch
Romain Brandela
Morgan Judd
LMP246Thiriet by TDS RacingPierre Thiriet
Ludovic Badey
Tristan Gommendy
Morgan Nissan
LMP248Murphy Prototypes??
??
Oreca 03 Nissan
LMP250Larbre CompetitionJacques NicoletMorgan Judd
GTE54AF CorsePierguiseppe Perazzini
Marco Cioci
Ferrari 458 Italia
GTE55AF CorseDuncan Cameron
Matt Griffin
Ferrari 458 Italia
GTE56AT RacingAlexander Talkanitsa Jr.
Alexander Talkanitsa Sr.
Ferrari 458 Italia
GTE58Team Sofrev-ASPFabien Barthez
Anthony Pons
Soheil Ayar
Ferrari 458 Italia
GTE66JMW Motorsport??
??
Ferrari 458 Italia
GTE67IMSA Performance MatmutErik Maris
Jean-Marc Merlin
Eric Helary
Porsche 911 GT3 RSR
GTE72SMP RacingAndrea Bertolini
Viktor Shaitar
Sergey Zlobin
Ferrari 458 Italia
GTE76IMSA Performance MatmutRaymond Narac
Nicolas Armindo
Laurent Pasquali
Porsche 911 GT3 RSR
GTE80Kessel RacingMichael Broniszewski
Giacomo Piccini
Marco Frezza
Ferrari 458 Italia
GTE81Kessel RacingKola Aluko
Thomas Kemenater
Matteo Cressoni
Ferrari 458 Italia
GTE82Crubile SportFrancois Perrodo
Sébastien Crubilé
Emmanuel Collard
Porsche 911 GT3 RSR
GTE85Gulf Racing UKRoald Goethe
Stuart Hall (
Aston Martin Vantage V8
GTE86Gulf Racing UKMichael Wainwright
???
Porsche 911 GT3 RSR
GTC51Sebastien Loeb RacingHenri Hassid
??
Audi R8 LMS ultra
GTC57SMP RacingBoris Rotenberg
Mika Salo
Maurizio Mediani
Ferrari 458 Italia GT3
GTC59Team Sofrev-ASPChristophe Bourret
Pascal Gibon
Jean-Philippe Belloc
Ferrari 458 Italia GT3
GTC60Formula RacingJan Magnussen
Johnny Laursen
Mikkel Mac Jensen
Ferrari 458 Italia GT3
GTC63AF CorseMads Radsmussen
Dennis Lind
Ferrari 458 Italia GT3
GTC64AF CorsePer Nielsen
Christian Overaard
Ferrari 458 Italia GT3
GTC71SMP Racing Kirill Ladygin
Anton Ladygin
Aleksey Basov
Ferrari 458 Italia GT3
GTC73SMP Racing Stéphane Ortelli
Alexander Frolov
David Markozov
Ferrari 458 Italia GT3
GTC78Team Russia by BarwellLeonid Machitski
Timur Sardarov
Jonathan Cocker
BMW Z4 GT3
GTC93Pro GT by AlmerasFranck Perera
Lucas Laserre
Eric Dermont
Porsche 997 GT3 R
GTC98ART Grand PrixRicardo Gonzalez
Karim Ajlani
McLaren MP4-12C GT3
GTC99ART Grand PrixKevin Korjus
Grégoire Demoustier
McLaren MP4-12C GT3