ELMS | GT / Protótipos | Notícias

ELMS

ELMS de regresso a Portugal: Estoril acolhe ‘season finale’ em 2014

por Vitor Ribeiro, 27 de Setembro de 2013 7 Comentários

© DPPI / LMS

Entre as novidades relativas ao calendário 2014 do European Le Mans Series (ELMS), hoje apresentadas em Paul Ricard, uma adquire especial importância para nos, portugueses: a caravana daquele que é campeonato europeu de endurance por excelência para sport-protótipos e GTs está de regresso a Portugal!

© DPPI

As 6 Horas do Estoril 2011 ficarão provavelmente na história como a última vitória da Pescarolo. © DPPI

Com efeito, o Autódromo do Estoril volta a acolher uma prova deste campeonato depois da experiência de 2011 (integrada no então, simplesmente, Le Mans Series), e tal como nessa altura, como prova de encerramento da temporada. O evento terá lugar no fim-de-semana de 11 e 12 de Outubro, substituindo Hungaroring que assim desaparece do calendário que se mantém inalterado no que respeita ao número de provas, 5. Os testes oficiais de Paul Ricard abrem a temporada, a 1 e 2 de Abril, abrindo-se as hostilidades a 18 e 19 do mesmo mês, em Silverstone. Imola (10/11 de Maio - data ainda a confirmar), Red Bull Ring (19/20 de Julho) e Paul Ricard (13/14 de Setembro) completam o calendário (provisório) hoje anunciado.

O Le Mans Portugal sabe que o objectivo passa por estabelecer a etapa portuguesa por um periodo de três anos (2014-2016), o que vêm ao encontro do desejo dos organizadores do campeonato em criar estabilidade no calendário, com as provas a terem lugar na mesma altura, no mesmo local: ou seja, o Estoril deverá manter-se como season finale até ao final da temporada de 2016. Mas, o sucesso da etapa portuguesa junto do público irá ter o seu peso no que toca à continuidade do Estoril no Calendário, como teve as anteriores edições em Portimão e no próprio Estoril.

A outra das novidades prende-se com a duração das provas, que aumenta das já tradicionais 3 para 4 horas, uma medida que, segundo Pierre Fillon, vem ao encontro "do desejo de parte das equipas e pilotos" garantindo-lhes assim "maior exposição". Por outro lado, fica descartada a convivência com a Renault World Series que deixa assim de fazer parte do programa de cada uma das prova do ELMS, como ocorreu este ano na Áustria, na Hungria e está a acontecer este fim-de-semana em França.

Calendário provisório do European Le Mans Series 2014

1/2 Abril , Testes Oficiais, Paul Ricard (FRA)
18/19 Abril, Ronda 1, Silverstone (GBR)
10/11 Maio **, Ronda 2. Imola (ITA)
19/20 Julho, Ronda 3, Red Bull Ring (AUT)
13/14 Setembro, Ronda 4, Paul Ricard (FRA)
11/12 Outubro, Ronda 5, Estoril

** data a confirmar

Todas as datas são provisórias e sujeitas ainda a confirmação

Fonte: Comunicado de impresa do European le Mans Series