ELMS | GT / Protótipos | Notícias
ELMS
ELMS de regresso a Portugal: Estoril acolhe ‘season finale’ em 2014
por Vitor Ribeiro, 27 de Setembro de 2013 7 Comentários

© DPPI / LMS
Entre as novidades relativas ao calendário 2014 do European Le Mans Series (ELMS), hoje apresentadas em Paul Ricard, uma adquire especial importância para nos, portugueses: a caravana daquele que é campeonato europeu de endurance por excelência para sport-protótipos e GTs está de regresso a Portugal!

As 6 Horas do Estoril 2011 ficarão provavelmente na história como a última vitória da Pescarolo. © DPPI
Com efeito, o Autódromo do Estoril volta a acolher uma prova deste campeonato depois da experiência de 2011 (integrada no então, simplesmente, Le Mans Series), e tal como nessa altura, como prova de encerramento da temporada. O evento terá lugar no fim-de-semana de 11 e 12 de Outubro, substituindo Hungaroring que assim desaparece do calendário que se mantém inalterado no que respeita ao número de provas, 5. Os testes oficiais de Paul Ricard abrem a temporada, a 1 e 2 de Abril, abrindo-se as hostilidades a 18 e 19 do mesmo mês, em Silverstone. Imola (10/11 de Maio - data ainda a confirmar), Red Bull Ring (19/20 de Julho) e Paul Ricard (13/14 de Setembro) completam o calendário (provisório) hoje anunciado.
O Le Mans Portugal sabe que o objectivo passa por estabelecer a etapa portuguesa por um periodo de três anos (2014-2016), o que vêm ao encontro do desejo dos organizadores do campeonato em criar estabilidade no calendário, com as provas a terem lugar na mesma altura, no mesmo local: ou seja, o Estoril deverá manter-se como season finale até ao final da temporada de 2016. Mas, o sucesso da etapa portuguesa junto do público irá ter o seu peso no que toca à continuidade do Estoril no Calendário, como teve as anteriores edições em Portimão e no próprio Estoril.
A outra das novidades prende-se com a duração das provas, que aumenta das já tradicionais 3 para 4 horas, uma medida que, segundo Pierre Fillon, vem ao encontro "do desejo de parte das equipas e pilotos" garantindo-lhes assim "maior exposição". Por outro lado, fica descartada a convivência com a Renault World Series que deixa assim de fazer parte do programa de cada uma das prova do ELMS, como ocorreu este ano na Áustria, na Hungria e está a acontecer este fim-de-semana em França.
Calendário provisório do European Le Mans Series 2014
1/2 Abril , Testes Oficiais, Paul Ricard (FRA)
18/19 Abril, Ronda 1, Silverstone (GBR)
10/11 Maio **, Ronda 2. Imola (ITA)
19/20 Julho, Ronda 3, Red Bull Ring (AUT)
13/14 Setembro, Ronda 4, Paul Ricard (FRA)
11/12 Outubro, Ronda 5, Estoril
** data a confirmar
Todas as datas são provisórias e sujeitas ainda a confirmação
Fonte: Comunicado de impresa do European le Mans Series
Artigos Relacionados
- ADESS aprenta projecto LMP3 próprio
- Thiriet by TDS vence prova emocionante em Imola
- Filipe Albuquerque terminou na 3ª posição em Imola
- Mais um pódio para a Ferrari Portugal no ELMS
- United Autosports e Newbridge Motorsport com os olhos postos na LMP3 para 2016
- Toda a Informação sobre as 4 Horas de Imola ELMS 2015
- Filipe Albuquerque quer repetir vitória em Imola
- Próxima paragem da Ferrari Portugal em Imola
- Trinta carros pré-inscritos para as 4 Horas de Imola
- Graff Racing é a primeira cliente confirmada do novo Ligier LMP3
- Vitória sensacional para a Greaves Motorsport nas 4 Horas de Silverstone — Ferrari Portugal no pódio na classe GTC
- Ferrari Portugal com primeiro pódio no ELMS
Será que o ACP irá facultar bilhetes como fez em 2011?
Com acesso ao Paddock!!!!
Ainda não temos qualquer indicação relativamente aos bilhetes.
Quando começara a venda de bilhetes?
A infeliz ideia de vedarem o acesso às bancadas norte na maioria das corridas que lá ocorrem fizeram-me desistir de lá ir. Estar duas horas ou 3 confinado ao Paddock e às bancadas da “avenida” não me seduz minimamente. Esperemos que até lá, alguma coisa se faça para permitir que ir ao autódromo seja verdadeiramente um dia de passeio e de ar livre.
Aquando das 6 Horas do Estoril da LMS de 2011 o circuito teve a feliz ideia de abrir ao público a Bancada E, que tem excelente visibilidade para a recta que antecede a parabólica interior e, claro, para a recta que lhe sucede, além de se puder ver também a variante, tudo pontos de ultrapassagem que dão uma grande animação ao público. Pude assim circular entre as Bancadas A e E durante as 6 horas, nunca me aborrecendo durante todo esse tempo. Seria excelente se voltassem a fazer o mesmo.
Maravilha, graaaaaaaaaaaande Estoril, saudades dos tempos da F1 lá.
Grande autódromo. Como está Estoril hoje, no geral?
O autódromo do Estoril, parece uma casa abandonada, e é muito triste para quem já assistiu a tão grandes eventos desportivos naquela casa.