Notícias | USCC

United SportsCar Championship

DeltaWing encurta programa de 2014

por Andrew Remedios, 29 de Março de 2014 Sem Comentários

© DeltaWing Racing

© DeltaWing Racing

A DeltaWing Racing decidiu alterar o seu programa para 2014, passando dum programa completo para um encurtado com apenas o NAEC e mais algumas provas, segundo notícia avançada pelo site americano Sportscar365.com.

Segundo aquele site americano, a equipa de Don Panoz, através do chefe de equipa Dave Price, confirmou que estariam ausentes em Long Beach, em Abril, mas regressando em Maio para a prova de Laguna Seca. Para além desta corrida, o DeltaWing participará no resto das provas do NAEC (North American Endurance Championship) em Watkins Glen e Road Atlanta, e ainda nas corridas de Mosport e Road America. Como o próprio Price adiantou, “originalmente tínhamos a ideia de participar em todas as corridas, mas (Don Panoz) decidiu focar no NAEC e nalgumas provas à volta disso. Dito isto, acabamos com sete provas. Nunca foi nossa intenção fazer todas. Claramente, estamos melhor posicionados para alguns circuitos do que para outros neste momento.”

Em termos de pilotos, os britânicos Katherine Legge e Andy Meyrick continuarão a correr juntos, estando Meyrick ausente em Watkins Glen devido aos seus compromissos no Blancpain Endurance Series como piloto-oficial da Bentley. Gabby Chaves, o jovem de 20 anos que já correu com o DeltaWing em Daytona e Sebring, deverá ser o seu substituto.

Em termos de desempenho, o DeltaWing chegou a liderar a corrida em Sebring e, mesmo com problemas no alternador e na mecânica, provavelmente teria chegado ao fim se não estivesse envolvido num acidente com um GT que o afastou da corrida. Como frisa Price, “depois de Daytona, que foi um desafio, os problemas que tivemos em Sebring foram inesperados. Estavam mais relacionados com componentes externos. A primeira falha foi do alternador, algo que nunca aconteceu antes. Sebring oferece alguns desafios porque é tão turbulenta. Sendo o DeltaWing tão leve, sentimos alguns problemas mais tarde devido à pista.”

Com esta alteração do programa, a equipa vai aproveitar o tempo para aumentar o trabalho de desenvolvimento, começando logo em Abril com um teste em Savannah, no estado de Georgia, seguido de um teste de endurance em Junho antes das 6 horas de Watkins Glen. Em relação ao desenvolvimento de fiabilidade, Price está “muito contente neste momento porque a maior parte parece estar no bom caminho. Tivemos alguns problemas com a transmissão em Daytona que não tivemos em Sebring. Por isso, penso que agora temos que terminar corridas e provar que a tecnologia funciona. Corremos com um carro mais leve, utilizando menos componentes e menos combustível.” Estas características permitiram que o DeltaWing liderasse em Sebring por algumas voltas, já que “não havia necessidade de pararmos para reabastecer, porque nós não precisamos tanto em comparação com o resto”, como refere Price.

Depois de um ano de 2013 muito tímido, 2014 parece estar a começar de melhor forma. Veremos qual será o desempenho do DeltaWing em Laguna Seca, uma pista também com características muito especiais.

Fonte: Sportscar365.com