Le Mans | Notícias | WEC

World Endurance Championship

Calendário WEC 2014 confirmado — Adeus ‘BoP’, olá ‘EoT’!

por Press Release (edição: Hugo Ribeiro), 6 de Dezembro de 2013 2 Comentários

O Conselho Mundial FIA para o Automobilismo confirmou esta semana o calendário 2014 do Campeonato Mundial de Resistência. Entre outras decisões, destaque para o fim do BoP, um fim meramente formal já que a partir de 2014, com um novo paradigma competitivo e regulamentar, teremos um... EoT, ou 'Equivalência de Tecnologia'.

Em meados de Outubro, o calendário para o Campeonato Mundial de Resistência (WEC) FIA havia sofrido algumas alterações, com as provas de Spa-Francorchamps e de Fuji a terem sido adiantadas uma semana em relação à primeira proposta. Esta semana, o Conselho Mundial FIA para o Automobilismo (FIA WMC) confirmou o calendário para a próxima temporada, repondo a data original de Fuji de forma a não coincidir com Petit Le Mans, uma das clássicas norte-americanas que costumam atrair alguns pilotos e equipas do WEC, mas sobretudo porque a 16ª (segundo o Dailysportscar) versão do calendário F1 para 2014, propunha a realização do GP do Japão para o mesmo fim-de-semana em Suzuka. E, como todos sabemos, a F1 é que marca o ritmo das restantes competições...

Apesar dos problemas levantados em relação a alguns aspectos da gestão do plano de segurança em São Paulo, e conflitos no programa conjunto WEC/USCC em Austin (que este ano deixou o WEC e as principais equipas do campeonato muito desagradadas), ambas as provas foram confirmadas para a próxima época. A prova chinesa, prevista inicialmente para decorrer durante dois dias e com a corrida a ter lugar no sábado, irá prolongar-se para domingo.

Eis então calendário oficial para o WEC 2014.

R. Data Evento Circuito País
28-29 Março Testes Oficiais Paul Ricard HTTT França
1 18-20 Abril 6 Horas de Silverstone Silverstone Circuit Reino Unido
2 2-3 Maio 6 Horas de Spa-Francorchamps Circuit de Spa-Francorchamps Bélgica
1 Junho Teste Oficial para Le Mans Circuit de la Sarthe França
3 10-15 Junho 24 Horas de Le Mans Circuit de la Sarthe França
4 29-31 Agosto 6 Horas de São Paulo Autódromo José Carlos Pace Brasil
5 18-20 Setembro 6 Horas de Austin Circuit of the Americas EUA
6 10-12 Outubro 6 Horas de Fuji Fuji Speedway Japão
7 31 Outubro -2 Novembro 6 Horas de Shanghai Shanghai International Circuit China
8 13-15 Novembro 6 Horas do Bahrain Bahrain International Circuit Bahrain

Mas as decisões relacionas com o WEC não se ficaram por aqui. Com um novo paradigma competitivo e regulamentar, o actual 'Balanço de Performance' (BoP) na LMP1 será substitutivo por um sistema de 'Equivalência de Tecnologia' (EoT). Pormenores sobre como irá este EoT funcionar são ainda escassos,excepção feita à tabela de equivalência divulgada com o novo regulamento), mas ao contrário do que tem vindo a ser norma, o EoT terá apenas dois períodos de ajuste ao longo da temporada, um deles antes das 24 Horas de Le Mans. Até à edição de 2014, será efectivado o primeiro período,com os construtores envolvidos na LMP1 a terem de enviar dados relativos às suas projecções quanto à performance este mês e de novo em Janeiro de 2014. Segue-se um período de estabilidade durante as três corridas seguintes, ao fim do qual voltará a haver medições e ajustes que serão válidos até às 24 Horas de Le Mans do ano seguinte.

Para além de regras, haverá também penalizações sobre quem não respeitar o EoT, que serão geridas pelo Comité de Endurance FIA, implicando alterações no regulamento desportivo.

Embora o panorama LMP1 Privados seja neste momento confrangedor, e as perspectivas de termos mais equipas para além da Rebellion e da OAK Racing (ainda por confirmar) sejam nulas, a FIA pretende incluir mais um à longa lista de troféu do WEC. Trata-se do Troféu de Endurance para o melhor piloto de uma equipa privada LMP1, troféu esse que só será atribuído se houver três carros inscritos para toda a temporada.

Para além da já conhecida harmonização da estrutura de classe GT, a FIA irá também, em conjunto com o ACO e outras competições GT, harmonizar a categorização dos pilotos envolvidos nas classes GT a partir do próximo ano.

Fonte: Comunicado de Imprensa FIA WEC