ELMS | Notícias | Portugueses

European Le Mans Series

Calendário ELMS 2015 divulgado: Estoril será uma vez mais a ‘season finale’ do Europeu de Resistência

por Press Release, 18 de Outubro de 2014 Sem Comentários

© ELMS

A organização do ELMS divulgou hoje o calendário para a temporada 2015.  Tal como o Le Mans Portugal já havia avançado aquando da confirmação do regresso do Estoril e de Portugal ao roteiro do "Europeu de Resistência", o nosso país fará de novo parte do calendário, sendo a prova do Estoril uma vez mais o fecho da temporada.

O calendário da época 2015 do European Le Mans Series foi anunciado hoje no circuito do Estoril, com o regresso aos mesmos circuitos de 2014 e mantendo a duração de 4 horas para cada prova, num formato desenhado ao gosto das equipas.

A época terá início nos dias 23 e 24 de Março com o teste oficial de dois dias, no circuito de Paul Ricard, no Sul de França. Este evento ocorrerá antes da primeira prova do ano, as 4 Horas de Silverstone, a disputar no dia 11 de Abril, no quadro de um grande encontro de endurance que incluirá também as 6 Horas de Silverstone a contar para o Mundial de Endurance (FIA WEC).

Será em terra italiana que os actores do ELMS vão cumprir a segunda prova da época, que corresponderá também à derradeira oportunidade dos LMP2 e GTE rodarem antes das 24 Horas de Le Mans, a disputar no mês seguinte.

A terceira jornada verá um regresso ao Red Bull Ring, em Julho, com o exigente circuito situado no coração dos Alpes da Estíria a ser um dos favoritos dos pilotos e das equipas.

No mês de Setembro, o circuito de Paul Ricard acolherá de novo o ELMS para a quarta e penúltima manga da época, enquanto a final do campeonato se desenrolará uma vez mais em Portugal, no Autódromo do Estoril, pelo segundo ano consecutivo.

Gérard Neveau, Director Geral do European Le Mans Series: “O calendário provisório da época de 2015 do ELMS é sinónimo de estabilidade e de continuidade para as equipas e para os parceiros desta disciplina. Regressar aos mesmos cinco circuitos nas mesmas épocas do ano permitirá a todos abordar os eventos com serenidade e com um bom conhecimento das características de cada um deles. O formato de 4 horas de corrida e um programa de dois dias que iniciámos em 2014 foram largamente aprovados e apreciados pelos parceiros e pelas equipas do ELMS. Por isso, escolhemos prosseguir com eventos da mesma duração. No entanto, não ficaremos parados e iremos continuar a trabalhar fortemente para promover e melhorar cada uma das cinco jornadas, para aumentar o número de espectadores e realçar o papel do ELMS como a referência absoluta da endurance europeia”.

Pierre Fillon, Presidente do Automobile Club de l’Ouest: “O calendário provisório de 2015 reflecte a excelente saúde do European Le Mans Series. Desde o início de 2013 que o ELMS tem visto as grelhas de partida crescer e os aficionados têm podido assistir a corridas apaixonantes nos mais belos circuitos da Europa. Em 2015, poderemos contar com uma nova categoria, com o lançamento dos LMP3, carros que têm suscitado um grande interesse por parte de equipas dos quatro cantos da Europa. Estamos convencidos que o calendário de 2015 continuará atractivo para a maioria das actuais equipas e para as novas que considerem o repto de vir medir-se com os melhores especialistas de endurance europeus”.

O anúncio foi feito hoje, quando na pista do Estoril se iniciam os treinos para a derradeira prova da presente temporada, mostrando que o trabalho de preparação do evento por parte dos organizadores nacionais, ACDME, agradou aos responsáveis do campeonato, o Automobile Club de l’Ouest (ACO).

Carlos Lisboa, Presidente da ACDME: “Só podemos estar satisfeitos com esta nota de confiança. Mostra que as 4 Horas do Estoril são um evento que perdurará, tendo tudo para se tornar uma prova clássica da Endurance europeia, palco ideal para se fazer a festa do campeonato, até pela envolvência do Autódromo do Estoril, sempre do agrado de quem nos visita”

Calendário provisório do European Le Mans Series 2015

23/24 de Março: Ensaios Oficiais – Circuito de Paul Ricard (FRA)
10/11 de Abril: 4 Horas de Silverstone (GBR)
16/17 de Maio: 4 Horas de Imola (ITA)
11/12 de Julho: 4 Horas de Red Bull Ring* (AUT)
5/6 de Setembro: 4 Horas de Paul Ricard (FRA)
17/18 de Outubro: 4 Horas do Estoril (PRT)

* sujeita a confirmação