Le Mans | Notícias | WEC

World Endurance Championship

BMW em Le Mans — rumores de um regresso… regressam

por Hugo Ribeiro, 15 de Maio de 2015 Sem Comentários

© BMW AG

Praticamente um ano depois da última vez que o assunto veio à baila, ei-lo de novo: a revista alemã Auto Motor und Sport faz nova referência a rumores de um regresso da BMW a Le Mans, mas não acrescenta nada de novo.

Volta e meia a revista alemã Auto Motor und Sport (AMuS) brinda-nos com um dos seus rumores, algo que a revista tanto aprecia — o tempo de antena que perde falando de (ou será inventando?) rumores já há muito que colocou a publicação alemã na lista das "a ler com muita cautela"! Geralmente é sobre um marca alemã "super-interessada" em alinhar no Mundial de F1 — há anos que fala da Porsche e da Audi —, mas desta feita é mesmo sobre uma marca alemã ingressar em Le Mans. Segundo então a AMuS, há insistente falatório nos bastidores de Le Mans sobre um eventual regresso da BMW a Le Mans.

Nora prévia: a presença de engenheiros de marcas no paddock em Le Mans que não alinham na prova nunca foi nenhum segredo, ou sequer novidade. Todo os anos eles estão lá, uns mais identificados do que outros, sem que daí venha o que quer que seja em termos de programas desportivos concretos. Se assim se fosse, provavelmente teríamos aí uns 10 construtores a competir na LMP1 e outros 10 na GTE... Nem a presença nas reuniões do ACO com os construtores quer dizer o que quer que seja — veja-se a Renault que já apareceu em várias, e não foi por ser dona da Nissan ou da Alpine...

O novo BMW M6 GT3 em testes privados no inicio deste ano. © BMW AG

O novo BMW M6 GT3 em testes privados no início deste ano. © BMW AG

O artigo da publicação alemã praticamente coloca em cima da mesa todas as possibilidades, incluindo uma eventual passagem pela 'Garagem 56' antes de um projecto LMP1, dada a forte aposta da marca bávara na mobilidade eléctrica, onde até a McLaren poderia estar em envolvida... Um BMW LMP? A Mclaren aliada à BMW em Le Mans e à Honda na F1? Além do mais, a Mclaren planeia regressar a Le Mans, sim, mas com o seu próprio GT, num futuro muito, muito próximo.

A nossa aposta é clara: um eventual regresso da BMW a Le Mans — que está nos planos da marca — passará por um projecto bem mais convencional: a construção de um novo GTE. O Z4 está em fim de vida (seja em formato GTE, seja em formato GT3) e a marca alemã já se encontra a desenvolver o seu sucessor com base na plataforma M6. Uma versão GT3 está já em fase adiantada de testes, e dado o interesse da filial norte-americana em estar ao mais alto nível no USCC na classe GT Le Mans, uma versão GTE será praticamente inevitável — a menos que a BMW pretenda 'cortar as asas' à BMW USA, o que nos parece muito pouco provável.

Fonte: Auto-Motor-und-Sport.de