GT / Protótipos | Notícias | Portugueses

FIA GT / Baku: Qualificação

Azar limitou Rodrive em Baku

por Press Release, 23 de Novembro de 2013 Sem Comentários

press_rodrive_FIAGT-Baku-img2

A 6ª etapa do FIA GT Series está a decorrer em Baku na capital do Azerbaijão num novo e difícil circuito citadino, onde, apesar da baixa temperatura o sol presentou todas as equipas presentes tornando ainda mais bonito todo dia de hoje do evento Baku World Challenge. Depois de algum atraso no arranque do programa previsto, os pilotos Rodrive, Matheus Stumpf e Patrick Cunha, apresentaram-se na máxima forma e confiança, e disso deram conta ao alcançarem excelentes marcas nas duas sessões de treinos ao volante do Lamborghini Gallardo LP600 GT3 com o apoio técnico da Veloso Motorsport. De relembrar que neste evento a participação é ainda mais alta que o habitual com a presença de algumas fortes equipas convidadas.

Era por isso, com natural motivação, que os pilotos iriam enfrentar as duas pequenas sessões de qualificação fruto dos encurtamentos realizados no horário da prova. Infelizmente, porque os circuitos citadinos representam perigos acrescidos e já depois de uma interrupção da 1ª sessão de treino, Matheus Stumpf foi surpreendido pela travagem de uma viatura mais lenta e acabou por ter uma batida na pista que obrigou á imobilização da viatura e impossibilitou a equipa de terminar a disputa da qualificação. Fruto desta infelicidade, e já depois de um excelente trabalho de recuperação do Lamborghini #7 por parte da toda a equipa, os pilotos vão ser obrigados a partir para a Qualifying Race na cauda da grelha de partida, mas com naturais aspirações a conseguir subir bastantes lugares na classificação desta manga, para que possa arrancar bastante mais á frente para a corrida rainha do programa, a Main Race, e com isso atingir uma positiva classificação no encerramento do campeonato, tanto na classificação geral como na categoria Pro-Am.

Matheus Stumpf, estava algo triste com o sucedido, mas confiante para amanhã, A nossa evolução desde os treinos livres estava a ser verdadeiramente positiva, estivemos muito bem na adaptação ao traçado e fizemos tempos muito positivos e sabia que seria possível um bom resultado na qualificação.  Logo na qualificação dei bons indicadores e conseguiria ser bem rápido na parte final da sessão, mas fui atrapalhado numa travagem numa zona estreita do circuito por um carro mais lento que me surpreendeu e tive que sair da trajetória e acabei por bater na barreira de pneus. Não pude continuar a rodar, pois uma fuga de radiador impediu o regresso á qualificação. Amanhã, vamos sair de trás, mas continuamos apostados na realização de uma boa prova”.

Já Patrick Cunha, também motivado pela sua boa perfomance durante os treinos livres, lamenta não ter podido participar na sua sessão de qualificação, “…após os treinos livres sentia que poderia ter um bom comportamento durante a qualificação, pois tinha conseguido um 2º tempo da categoria mesmo com pneus já gastos e estava com confiança no carro. Estes tempos dos treinos livres mostram onde nos poderíamos vir a colocar na grelha, mas infelizmente com a saída do Matheus não deu para eu fazer a 2ª parte da qualificação. Entendo naturalmente a situação pois são ‘coisas’ das corridas e por isso já só pensamos os dois no dia de amanhã, onde vamos ter que fazer corridas de trás para a frente, mas acreditamos muito num bom resultado se tivermos a sorte do nosso lado, algo que também é muito necessário num circuito citadino”.

Amanhã, logo pela manhã esperam-se emoções bem fortes no traçado desenhado na marginal da surpreendente cidade de Baku e a Rodrive aposta numa boa representação de Portugal. Logo depois de um madrugador Warm-up, vão acontecer como habitualmente as duas corridas do FIA GT Series,  pelas 9h15 locais (5h15m em Portugal) terá lugar a Qualifying Race, e pelas 13h00 locais (9h00m em Portugal) terá lugar a corrida principal, Main Race. Ambas as provas terão transmissões televisivas para Portugal através do canal SportTV e Eurosport.

Comunicado de Imprensa da Rodrive