ELMS | Notícias

European Le Mans Series

Ave Motorsports e Riley Technologies apresentam projecto LMP3

por Hugo Ribeiro, 7 de Janeiro de 2015 Sem Comentários

© Riley Technologies

Apesar da IMSA ainda não se ter decidido quanto à adopção da plataforma LMP3, a Riley Technologies apresentou hoje o seu projecto para a nova classe criada pelo ACO. O construtor independente norte-americano já havia demonstrado interesse na classe mas o OK final estaria dependente da existência de clientes para o chassis.

A Riley Technologies apresentou hoje o seu projecto para a classe LMP3. Numa parceria com a Ave Motorsports — com quem já colabora no chassis AR-1 Trans Am — o construtor independente norte-americano revelou a primeira imagem do AR-2 [NdR: Ave Riley 2], onde são evidentes algumas parecenças com o cancelado projecto LMP2. Em Maio, Bill Riley havia confirmado a vontade de desenvolver um LMP3, mas adiantando que este só avançaria caso houvessem clientes, pelo que a confirmação do projecto LMP3 poderá significar que haverá já interessados na compra de chassis. A ajudar às pretensões da Riley e da Ave está também o facto de dois campeonatos americanos, organizados pela National Auto Sports Association (NASA) e pela Sports Car Club of America (SCCA), também aceitarem o AR-2 LMP3.

“Estou muito ansioso pelo nosso novo projecto com a Riley,” afirmou Tony Ave, dono e fundador da Ave Motorsport. “Esta relação tem sido o alicerce da Ave Motorsports desde o seu início, durante os tempos da Oldsmobile Pro Series, do ressurgimento da TranAm, onde conquistámos quatros dos últimos cinco campeonatos e produzimos 17 chassis para clientes nos últimos anos. O seu envolvimento nos nossos projectos vai sempre além do design, com uma enorme interacção entre ambas as companhias ao longo de todo o projecto.”

“Quando o ACO anunciou a classe LMP3 ficámos muito entusiasmados,” afirmou Bill Riley, Vice-Presidente e Engenheiro-Chefe da Riley Technologies. “Após analisar as regras, e com o carro a começar a passar do design para a realidade, penso que o ACO acertou em cheio. O conceito de design e a engenharia são liderados pelo Bob Riley, enquanto o Garrett Brady assumiu o design mecânico e aerodinâmico. Sempre tivemos uma relação muito forte com o Tony Ave e estamos ansiosos por mais este capítulo de sucesso com ele. Os carros TransAm construídos pela Ave são autênticos vencedores e pensamos que as técnicas de construção e conhecimentos irão adaptar-se lindamente ao novo LMP3.”

Fonte: Comunicado de Imprensa da Riley Technologies