Le Mans | Notícias | Privado | WEC

World Endurance Championship

Audi revela publicamente novo R18 e-tron quattro e pouco mais

por Hugo Ribeiro, 19 de Dezembro de 2013 2 Comentários

© Audi Motorsport

A Audi apresentou publicamente ontem à noite o novo Audi R18 e-tron quattro, confirmando ainda que irá levar (como é hábito) três dos novos LMP1 às 24 Horas de Le Mans. Quanto a pilotos, as novidades foram zero: quem esperava a divulgação do substituto de Allan McNish, à espera ficou, mas lá para Janeiro, quando o programa completo for anunciado, haverá agradáveis surpresas.

A Audi revelou hoje o seu programa desportivo para 2014, mas no que toca à sua presença no Campeonato Mundial de Resistência, as revelações foram uma enorme desilusão. O novo protótipo, que continuará a ter a designação de Audi R18 e-tron quattro, foi finalmente revelado publicamente, assim como as primeiras imagens onde é finalmente possível ter uma ideias das dimensões e formas reais do novo LMP1, visto que as anteriores imagens divulgadas haviam sido distorcidas digitalmente.

Havia quem esperasse saber quais serão os pilotos para 2014, sobretudo após o anúncio do fim de carreira de Allan McNish, mas os alinhamentos do carros da Audi no WEC e em Le Mans serão revelados mais tarde, muito possivelmente em fins de Janeiro quando geralmente a Audi confirma a totalidade do programa para Le Mans. Até lá, McNish poderá muito bem não ser o único a rumor a novos desafios, abrindo as portas a alguns jovens pilotos que se encontram à espera de uma oportunidade. Le Mans, em Junho, poderá muito bem ter motivos de interesse acrescidos para nós portugueses.

Não havendo pilotos para revelar ou confirmar durante a "Audi Sport Finale", ficamos no entanto a saber que, para além dos pormenores já conhecidos aquando da apresentação das primeiras imagens do R18, o novo LMP1 até nas luzes apresenta uma tecnologia inovadora de iluminação onde um raio lazer azul é projectado sob um cristal de fosfórico amarelo, que por sua vez emitirá um feixe de luz mais homogéneo sobre a estrada.

“A nova luz laser é apenas uma das numerosas inovações técnicas que equipam o nosso novo R18,” afirmou Dr. Wolfgang Ullrich, Director da Audi Motorsport. “Não iremos revelar mais pormenores numa fase ainda tão prematura, pois em 2014 iremos enfrentar uma competição particularmente dura, num ano cheio de grandes desafio para a Audi Sport”

As confirmações ficaram-se apenas pela inscrição de três carros nas 24 Horas de Le Mans.

Fonte: Comunicado de Imprensa da Audi Motorsport

© Audi Motorsport

© Audi Motorsport