Le Mans | Notícias | WEC

World Endurance Championship

Audi poderá disponibilizar versão “marca branca” do seu motor DTM para equipas privadas LMP1

por Hugo Ribeiro, 29 de Setembro de 2013 Um Comentário

Segundo o site alemão motorsport-total.com, a Audi poderá colocar no mercado uma versão do motor V8 DTM destinada a potenciais clientes da classe LMP1. Ainda segundo o mesmo site, tratar-se-á de uma resposta a um pedido da FIA para 'apimentar' a classe LMP1-L destinada apenas a equipas privadas, mas o motor não ostentará a marca dos quatros anéis.

Numa altura em que há mais dúvidas do que certezas a respeito dos projectos LMP1 de construtores independentes - como os da Onroak (OAK Racing), Dome, Perrinn ou ADESS, ou em que pé se encontra o LMP1 coupe da Honda/HPD, destinado a privados -, um dos principais problemas tem sido a aquisição de motores competitivos. A Rebellion Racing, irá equipar o seu novíssimo Rebellion R-One com um motor Toyota para o qual possui um contrato de exclusividade, havendo no mercado, neste momento, apenas a HPD. O construtor nipónico já confirmou que terá disponível para clientes um motor V6 Turbo de 2.2L, mas não são conhecidas ainda quaisquer encomendas. Pelos lados da Judd (Engine Developments Ltd) poderá também haver novidades neste capítulo embora não haja confirmação de que a empresa britânica esteja a desenvolver um novo motor.

Com tão pouca variedade disponível (e tão poucas certezas), e de forma a 'apimentar' a classe e espicaçar as equipas privadas a avançar para a participação no Campeonato Mundial de Resistência, a FIA terá pedido à Audi para fornecer um motor competição-cliente para a classe LMP1, segundo avançou o site alemão motorsport-total.com no passado dia 26. Segundo a mesma fonte, o motor, que terá como base o V8 4.0L usado no DTM, será disponibilizado sem marca. O motor estará a ser desenvolvido pela Neil Brown Engineering, a mesma empresa que prepara os motores para o DTM. Segundo a motorsport-total.com, o motor custará menos do que o anunciado pela HPD.

Fonte: motorsport-total.com