Le Mans | Notícias | Portugueses | WEC

World Endurance Championship

Audi confirma programa para o WEC 2015 — Albuquerque no terceiro carro em Spa e em Le Mans

por Hugo Ribeiro, 18 de Dezembro de 2014 Sem Comentários

© Audi Motorsport

A Audi confirmou ontem o seu programa desportivo para 2015. No que toca ao Campeonato do Mundo, a única questão a confirmar era apenas o nome do substituto de Tom Kristensen — o 9 vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans —, acabando por não ser bem aquele que deixaria os fãs portugueses em delírio absoluto...

Onte foi dia de 'Audi Sport Finale', a festa de celebração dos feitos desportivos da Audi e que serve também de rampa de lançamento para a temporada seguinte. Para além do DTM, das duas provas de 24 Horas reservadas apenas a GT's (Spa e Nürburgring) e da novíssima Audi Sport TT Cup, foi também confirmado o programa 2015 no WEC. A Audi já havia confirmado a sua continuidade em 2015 — com uma versão 'evo' do Audi R18 e-tron quattro — faltando apenas confirmar as triplas de pilotos, sobretudo no que toca ao substituto de Tom Kristensen, apenas o mais bem sucedido piloto de resistência de todos os tempos.

Apesar de alguns rumores sobre um eventual regresso de Mike Rockenfeller (8 participações em Le Mans — uma vitória à geral em 2010 e outra à classe em 2005), a verdade é que o substituto de Tom Kristensen seria encontrado entre os três pilotos do Audi #3: Oliver Jarvis, Marco Bonanomi e o português Filipe Albuquerque. As quatro presenças em Le Mans, das quais duas delas terminaram no pódio, terão sido razão mais do que suficiente para aquele que era, apesar de tudo, o mais experiente piloto do #3, fazer agora parte da equipa que irá alinhar em todas as provas do WEC: Oliver Jarvis.

Filipe Albuquerque terá de esperar um pouco mais pela sua oportunidade, e o mais certo é que se mantenha ligado à Jota Sport em 2015 no European Le Mans Series. No entanto, ressalvamos que o piloto português ainda não confirmou o seu programa desportivo completo para 2015. Certo é que irá uma vez mais marcar presença nas 24 Horas de Le Mans, assim como nas 6 Horas de Spa, ao volante do terceiro Audi R18 e-tron quattro, uma vez mais na companhia de Bonanomi e do novo piloto da Audi Sport Team Joest, René Rast. Rast está longe de ser um piloto experiente, e a única experiência num LMP foi precisamente este ano ao volante do Oreca o3R Nissan da Sebastien Loeb Racing, nas 24 Horas de Le Mans, prova que terminaria na 4ª posição na classe LMP2. No entanto, em 2014 venceu o GT Masters alemão, assim como as 24 Horas de Nürburgring.

Bonanomi, Rast e Albuquerque © Audi Motorsport

Bonanomi, Rast e Albuquerque © Audi Motorsport

“É para mim um orgulho continuar a merecer a confiança da Audi integrado num número restrito de pilotos que integram as 24h de Le Mans. Depois dos percalços do ano passado neste evento estou muito focado em poder mostrar em pista todo o meu potencial. Vai ser um ano muito difícil para todas as equipas e vamos ter de trabalhar muito para poder voltar a dar à Audi a vitória,” afirmou Albuquerque em comunicado de imprensa. Sobre a nova tripla do Audi #3, “tenho a certeza que vamos formar uma boa equipa. Estou efectivamente mais à vontade com o Bonanomi, mas o René é um piloto experiente e acredito que vai estar igualmente a um bom nível. Temos vários meses de intenso trabalho pela frente e acredito que vamos chegar a Le Mans muito bem preparados e familiarizados em termos de equipa.”

Assim, Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer continuarão ao volante de um dos Audi R18, enquanto Loïc Duval, Lucas di Grassi e Oliver Jarvis estarão ao volante do segundo R18. Filipe Albuquerque, Marco Bonanomi terão então a companhia de René Rast nas 6 Horas de Spa e nas 24 Horas de Le Mans.

Por fim, tal como a Dindo Capello, a Audi presenteou Tom Kristensen com um Audi R18 e-tron quattro (versão 2013), como forma de agradecimento pela longa e bem sucedida carreira de piloto com a Audi Sport.

Fonte: Comunicados de Imprensa da Audi Motorsport e de Filipe Albuquerque