Notícias | WEC
World Endurance Championship
Audi abandona sistema ERS-H
por Hugo Ribeiro, 20 de Março de 2014 3 Comentários

© Audi Motorsport
Segundo declarações de Wolfgang Ullrich, a Audi terá abandonado a utilização do sistema de recuperação de energia dos gases do escape. O sistema, também apelidado de turbo eléctrico, parece não ter confirmado em pista os valores obtidos nas simulações em computador, colocando mesmo a fiabilidade em questão.
A Audi rumou a terras do Tio Sam nas últimas duas semanas para mais uma bateria de testes no Audi R18 e-tron quattro. Depois de uma passagem pelo Sebring International Raceway, onde esteve lado-a-lado com a Porsche durante uma jornada de seis dias, a equipa Alemã rumou ao Texas para três dias de testes no Circuitos das América em Austin, Texas. Numa entrevista (em video) a um site de noticias local, Wolfgang Ullrich revelou que a Audi não irá utilizar o sistema ERS-H.
“Trabalhamos bastante nele, mas... não providência o que esperávamos numa circuito real!” afirmou Dr. Wolfgang Ullrich, Director da Audi Motorsport ao site norte-americano statesman.com durante os testes em Austin, Texas. “Com risco na sua utilização sem o beneficio pretendido e o ponto de interrogação sobre a sua fiabilidade, não pretendemos seguir esse caminho.”
O sistema ERS-H (Energy Recovery System - Heat) aproveita os gases de escape nas fases de maior fluxo — e que normalmente seriam desperdiçados pela válvula wastegate, que actua quando atingida a pressão máxima no turbo — para converter a energia cinética e térmica destes gases em energia enviada para o volante de inércia (ERS-K). Para 2014, estava previsto que Audi, Porsche e Toyota utilizem-se ambas dois sistemas híbridos, mas a confirmarem-se as declrações de Ullrich, a Audi irá mesmo apostar em apenas um sistema. [consultar aqui mais informações sobre os sistemas híbridos que as equipas LMP1 irão usar em 2014].
Fonte: statesman.com (+video)
Artigos Relacionados
- Pedro Lamy: “Fica sempre um sabor amargo, mas as corridas são assim”
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015: A antevisão da LMP1
- Silverstone e Spa Francorchamps, as casas antes da partida
- Pedro Lamy nas 24 Horas de Le Mans: “daremos o máximo para conquistar a vitória”
- Tiago Monteiro nas 24 Horas de Le Mans: “O meu objetivo passa por conseguir chegar ao final da corrida”
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015
- Filipe Albuquerque e as 24 Horas de Le Mans: “Temos condições para ganhar!”
- Toyota com nova motorização em 2016?
- Aston Martin Racing revela o seu ‘Art Car’ para Le Mans
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015: O programa Eurosport Portugal (Transmissão TV)
- Pneu encurta teste em Le Mans para Tiago Monteiro
- Filipe Albuquerque preparado para as 24h de Le Mans depois dos testes oficiais
o que isso significa nessa altura do campeonato ? isso atrasa o desenvolvimento do carro ou eles teriam provavelmente um plano b ?
Para já, apenas que muito dificilmente a Audi irá tirar proveito máximo na utilização dos sistemas híbridos. Se isso irá ter influência na performance ou, sobretudo, no consumo… está para saber.