Notícias | Portugueses | USCC

United SportsCar Championship

Aston Martin Racing desiste da participação nas 12 Horas de Sebring

por Hugo Ribeiro, 1 de Março de 2014 Sem Comentários

© IMSA

A última actualização da lista de inscritos para as 12 Horas de Sebring não conta com a Aston Martin Racing. Depois das críticas ao regulamentos, esta era já uma decisão esperada por parte da formação comandada por John Gaw.

Depois de estender críticas ao regulamento de equivalências para a classe GT Le Mans — que mereceu aqui a análise aprofundada do Pedro Correia —, alegando que a Aston Martin seria fortemente prejudicada por ele, John Gaw, Team Principal da Aston Martin Racing (AMR), afirmou que a participação do construtor britânico na prova de Sebring não estava garantida. Pese embora o facto de, oficialmente, a marca britânica só ter confirmado a sua presença nas 24 Horas de Daytona, era de certa forma esperado que o V8 Vantage #97 — pilotado em Daytona por Darren Turner, Stefan Mücke, Pedro Lamy, Richie Stanaway, e pelo gentleman-driver Paul Dalla Lana —  viesse a estar presente nas quatro provas do North American Endurance Championship.

No entanto, da última actualização da lista de inscritos para as 12 Horas de Sebring — que terão lugar de 12 a 15 de Março — já não consta o #97 da AMR. Após as criticas, a IMSA decidiu mexer no BoP da classe, concedendo uma redução de 20kg ao peso mínimo do Vantage, assim como um aumento de 0.3mm no diâmetro do restritor. As "benesses" parecem não ter convencido a AMR, mas numa classe onde os principais candidatos apresentam pilotos profissionais (e não esqueçamos que Paul Dalla Lana é um  gentleman-driver), as hipóteses reais da AMR lutar pela vitória eram muito diminutas — basta ver o que o mesmo carro fez no WEC, com Lamy, Stanaway e... Dalla Lana ao volante.

A classe GTLM terá assim 11 equipas presentes, às quais se juntam 18 protótipos, 11 PC e 27 GTD. Ainda assim, uma bem composta lista de inscritos embora haja ainda duas mãos cheias de equipas com os pilotos por confirmar.