Le Mans | Notícias | WEC

World Endurance Championship

Aston Martin Racing celebra 10º aniversário com extenso programa de competição (video)

por Hugo Ribeiro, 28 de Fevereiro de 2014 Um Comentário

© Aston Martin Racing / Drew Gibson

© Aston Martin Racing / Drew Gibson

A Aston Martin Racing celebra este ano o seu 10.º aniversário, e para assinalar a ocasião, a marca britânica confirmou hoje o seu mais extenso programa de competição até ao momento. Seis carros irão estar presentes em Le Mans, com quatro deles a participar nas restantes provas do WEC. A equipa irá também marcar presença nas 24 Horas de Nürburgring, 24 Horas de Spa e no British GT Championship. O piloto português Pedro Lamy está confirmado apenas para a prova de Nürburgring.

A Aston Martin Racing (AMR) esteve por estes dias no Autódromo Internacional de Portimão a preparar a temporada 2014. Em pista estiveram os Aston Martin Vantage V8 GTE oficiais que irão marcar presença no WEC, assim como o Vantage V12 GT3 que participará nas 24 Horas de Nürburgring e o Vantage V8 GT4 que irá alinhar no Campeonato Britânico de GT, para extensos testes com vista à temporada competitiva de 2014, que irá ver a Aston Martin Racing em várias frentes no universo de endurance a título oficial.

Celebrando o seu 10.º aniversário este ano, a Aston Martin Racing prepara-se para alinhar em diversas frentes, com destaque para as três provas mais duras do mundo: as 24 Horas de Nürburgring (N24), as 24 Horas de Spa e as 24 Horas de Le Mans. Nas 24 Horas de Spa, prova que faz parte do calendário do Blancpain Endurance Series, assim como na prova britânica (Silverstone) deste campeonato,  a AMR irá colocar em pista um Aston Martin Vantage V12 GT3. No "inferno verde", Nürburgring-Nordschleife, a AMR, em parceria com a Bilstein Motorsport, terá também um Vantage V12 GT3, tendo já confirmado os pilotos Darren Turner e Stefan Mücke, na companhia do cinco vezes vencedor da clássica alemã, o piloto português Pedro Lamy.

“Estamos a fortalecer a nossa atenção na classe GT3, o que nos irá permitir lutar pela vitória à geral em algumas das mais duras corridas do mundo, como a N24, mas a campanha no WEC com os Vantage V8 GTE será uma vez mais a espinha dorsal das nossas actividades desportivas em 2014,” afirmou David King, Director para o Automobilismo na Aston Martin.

© Aston Martin Racing / Drew Gibson

© Aston Martin Racing / Drew Gibson

No Campeonato do Mundo de Resistência  (WEC), quatro carros irão marcar presença, dois em cada classe tal como em 2013, mas nas 24 Horas de Le Mans esse número será aumentado para seis. Darren Turner e Stefan Mücke, pilotos oficiais da AMR, estão confirmados ao volante do #97, enquanto no #99 — com o apoio técnico da  Bamboo Engineering, que trocou o WTCC pelo WEC este ano — o Campeão Mundial GTE Am de 2012 Fernando Rees, o piloto WTCC  Alex MacDowall e o piloto da Craft AMR Darryl O’Young irão partilhar o cockpit. Na classe GTE Am, o #95 apoiado pela Young Driver AMR terá ao volante o quarteto dinamarquês David Heinemeier-Hansson / Kristian Poulsen, Christoffer Nygaard / Nicki Thiim, que se irão revezar em função das suas agendas competitivas. No segundo Vantage da classe GTE AM, o #98, apenas o gentleman-driver canadiano Paul Dalla Lana está confirmado.

Nas 24 Horas de Le Mans haverá mais duas entradas oficiais, o #89 (GTE PRo) e o #96 (GTE Am), estando apenas confirmado o piloto Bruno Senna ao volante do primeiro — após ter informado este ano que não estaria disponível para uma temporada completa no WEC. O piloto neozelandês Richie Stanaway, apesar de ter sido indicado para o #96 na inscrição para Le Mans não está confirmado em nenhum carro, assim como o piloto português Pedro Lamy. Karun Chandhok e o Campeão BTCC Andrew Jordan, que estiveram a testar com a AMR no Algarve, poderão estar na linha da frente para os lugares ainda disponíveis para as 24 Horas de Le Mans, ou mesmo para o WEC.

“Este ano assinala-se o 10.º aniversário da Aston Martin Racing, e nós vamos celebrar uma década de actividade desportiva com a nossa maior campanha até ao momento.” afirma John Gaw, Team Principal da Aston Martin Racing. “O nosso GT3 tem sido extremamente bem sucedidos. Lançamo-lo em 2012, como uma máquina bem desenvolvida, o que permitiu que as nossas equipas-cliente lutassem por vitórias desde o início, e que evitassem gastar dinheiro a desenvolver os carros no final da temporada. No ano passado, a performance do GT3 no Asian Le Mans Series conquistou o convite para Le Mans para a Craft AMR, e venceu o British GT com a Beechdean AMR. Além disso, liderou 13 das 24 Horas de prova em Nürburgring, para além de ter realizado a pole nas 24 Horas de Spa.”

Para além da presença no Campeonato do Mundo de Resistência, e nas clássicas europeis de 24 Horas, a marca britânica irá ainda estar presente no Campeonato de GT local através da Beechdean AMR nas classes GT3 e GT4, reforçando ainda a assistência às equipas que alinham com os carros da marca neste campeonato.

Fonte: Comunicado de imprensa da Aston Martin Racing

YouTube Preview Image