Grand Am | Notícias | USCC

United SportsCar Racing

Aston Martin DP de novo na berlinda

por Hugo Ribeiro, 15 de Setembro de 2013 Sem Comentários

© Conceptcarz-com

© Conceptcarz-com

Com o primeiro Aston Martin Vantage Grand Am a, finalmente, estrear-se em competição, o assunto 'Daytona Prototype' está de novo na ordem do dia. Em declarações ao site norte-americano Racer.com, Kevin Buckler, dono da The Racer's Group (TRG) — equipa oficial da Aston Martin nos EUA — confirmou que o próximo passo é mesmo o desenvolvimento de um DP para o futuro United SportsCar Racing (USCR).

A ideia de um Aston Martin DP não é particularmente nova. Em 2005, a Rocketsports colocou no mercado um Riley MK XI equipado com um motor Aston Martin V8 4.7l (na imagem), e este ainda faria algumas voltas de exibição em Laguna Seca durante um fim-de-semana de competição do Grand Am. Mas como nenhuma equipa interessada chegou de facto a adquirir o carro para competir, este acabaria nas mãos de coleccionadores privados. Em 2012, o assunto voltaria à baila após a apresentação da Geração 3 dos DP, com uma carroçaria mais próxima dos carros de estrada, ainda antes de ter sido estabelecida uma parceria exclusiva com a TRG para os EUA.

O desenvolvimento de um DP está agora algures entre o sonho de 2005 e o rumor de 2012: “Estou a trabalhar diligentemente no desenvolvimento de um DP,” afirmou Kevin Buckler à Racer.com “A Aston Martin está a construir um motor que poderá funcionar para a classe (LM)P2 e para a DP, e eu tenho estado a trabalhar com um construtor de chassis que poderia usar uma frente semelhante ao Vantage GT3, como tem sido feito com o Corvette.”

O motor, segundo Buckler, deverá ser um V8, embora não o confirme, e também vai deixando claro que embora o sonho exista, “ainda há muito trabalho pela frente”. O objectivo passa por colocar dois carros nas 24 Horas de Daytona de 2014.

Fonte: Racer.com