GT / Protótipos | Notícias | Portugueses

SGT / Fuji: Rescaldo

André Couto estreia-se a vencer na classe GT300 do Super GT

por Hugo Ribeiro, 5 de Maio de 2015 Sem Comentários

© Toshikazu Moriyama / GRM

O piloto português André Couto estreou-se a vencer na classe GT300 no Super GT Series no passado fim-de-semana, ocupando agora a 2ª posição no campeonato.

O piloto português André Couto — que compete sob bandeira da Região Administrativa Especial de Macau — terminou este fim-de-semana os 500Km de Fuji, 2ª etapa do Campeonato Japonês Super GT Series, com uma vitória na classe GT300 ao volante do Nissan GT-R #10 da Gainer Tanax, que partilha com Katsumasa Chiyo e Ryuichiro Tomita. Saindo da terceira posição da grelha após o tempo obtido pelo piloto português durante a sessão de qualificação, Couto perderia uma posição, rodando todo o seu turno na 4ª posição.

A equipa optaria então por realizar a primeira paragem mais cedo que os adversários directos, o que se revelou acertado. Assim que o top 5 na classe havia realizado as suas paragens, o Nissan #10 via-se na liderança confortavelmente, com Chiyo a construir uma vantagem de 6 segundos antes de devolver de novo o carro a Couto para o turno final. Couto aumentou ainda mais diferença para o 2º classificado até ao fim da prova, terminando assim com uma vantagem de 38.375s do Nissan GT-R #3 da B-Max NDDP, e 43.880s do Mercedes-Benz SLS #11 também da Gainer Tanax, que mantiveram uma a nimada luta pela 2ª posição.

“Este foi um dia muito feliz para mim. Porque esta é a nossa primeira vitória desde que vim para a equipe GAINER, e porque esta é a nossa primeira vitória com o GT-R que começamos a utilizar nesta temporada. Quando a corrida ia a meio, apanhei imenso berlindes de borracha na pista, o que revelou-se não ser um problema, e que na verdade até pareceu mesmo ter melhorado o downforce (risos). Quero agradecer aos meus companheiros de equipa, o [Katsumasa] Chiyo e o [Ryuichiro] Tomita. Claro que também estou agredido a todos na equipa”, afirmou André Couto durante a conferência de imprensa no final na prova.

Com este resultado, Andre Couto e Katsumasa Chiyo estão agora na 2ª posição, apenas a 4 pontos da dupla Koki Saga / Yuichi Nakayama da TOYOTA PRIUS apr GT, que em Fuji terminou na 4ª posição. O Super GT e André Couto regressam à competição em Junho, no dia 21, com o Buriram United Super GT Race, uma corrida de 300km que terá lugar no Chang International Circuit, na Tailândia — a única prova do Campeonato a realizar-se fora do pais do sol nascente.

Fontes: Comunicado de Imprensa do piloto André Couto e do Super GT