ELMS | Le Mans | Notícias

European Le Mans Series

Alpine (Oreca) A450 com carroçaria própria em 2014?

por Hugo Ribeiro, 27 de Fevereiro de 2014 Sem Comentários

© DPPI

A Signatech Alpine vai uma vez mais marcar presença no ELMS e nas 24 Horas de Le Mans, este ano com dois Alpine A450... que na realidade são dois Oreca 03 Nissan. Em 2013 a marca francesa havia sublinhado que poderia desenvolver uma carroçaria própria, e este ano o Team Manager sublinha o mesmo... mas é esperar para ver.

Regressada à competição em 2013 — embora o primeiro carro comercial ainda vá demorar alguns anos a ver a luz do dia — o pequeno preparador/construtor francês Alpine vai defender o seu título "europeu" no European Le Mans Series este ano com dois carros, pretendendo levar os mesmos dois carros a Le Mans, embora o segundo esteja para já em segundo lugar na lista de reservas. No seu regresso, a equipa escolheu utilizar o chassis Oreca 03 equipado com um motor Nissan (que pertence ao grupo Renault, dona de parte da Alpine), tendo ficado subjacente que poderia desenvolver uma carroçaria própria.

Este ano, é batida a mesma tecla: “Esta nova temporada da Alpine é a confirmação de que o seu regresso à endurance não foi um exercício único de marketing. Esperamos [este ano] trazer algumas características estilísticas [ao carro] de forma a que todos saibam que é um Alpine.” a firmou Philippe Sinault, Team Manager da Signatech Alpine ao site francês endurance-info.com.

Se Sinault sublinha que o ELMS é a plataforma ideal para uma marca da dimensão da Alpine, também é de sublinhar que a classe LMP2 não é actualmente o melhor espaço para os pequenos construtores desenvolverem projectos próprios. O regulamento impõe custos controlados para o desenvolvimento de chassis e motores, e a menos que um construtor consiga vender vários chassis ao longo dos três anos de vida deste (antes de poder ser evoluído), acaba por não haver nenhum retorno. Assim, um construtor da dimensão da Alpine dificilmente teria condições para desenvolver um chassis que não tivesse como objectivo ser comercializado. O mais vantajoso acaba por ser escolher um chassis já existente e eventualmente desenvolver uma carroçaria própria.

A Alpine diz que o vai fazer... mas é esperar para ver .

Nelson Panciatici (Alpine A450 #30) e Paul-Loup Chatin (Alpine A450 #36) são para já os pilotos confirmados para temporada 2014.