ELMS | Le Mans | Notícias
European Le Mans Series
Alpine (Oreca) A450 com carroçaria própria em 2014?
por Hugo Ribeiro, 27 de Fevereiro de 2014 Sem Comentários

© DPPI
A Signatech Alpine vai uma vez mais marcar presença no ELMS e nas 24 Horas de Le Mans, este ano com dois Alpine A450... que na realidade são dois Oreca 03 Nissan. Em 2013 a marca francesa havia sublinhado que poderia desenvolver uma carroçaria própria, e este ano o Team Manager sublinha o mesmo... mas é esperar para ver.
Regressada à competição em 2013 — embora o primeiro carro comercial ainda vá demorar alguns anos a ver a luz do dia — o pequeno preparador/construtor francês Alpine vai defender o seu título "europeu" no European Le Mans Series este ano com dois carros, pretendendo levar os mesmos dois carros a Le Mans, embora o segundo esteja para já em segundo lugar na lista de reservas. No seu regresso, a equipa escolheu utilizar o chassis Oreca 03 equipado com um motor Nissan (que pertence ao grupo Renault, dona de parte da Alpine), tendo ficado subjacente que poderia desenvolver uma carroçaria própria.
Este ano, é batida a mesma tecla: “Esta nova temporada da Alpine é a confirmação de que o seu regresso à endurance não foi um exercício único de marketing. Esperamos [este ano] trazer algumas características estilísticas [ao carro] de forma a que todos saibam que é um Alpine.” a firmou Philippe Sinault, Team Manager da Signatech Alpine ao site francês endurance-info.com.
Se Sinault sublinha que o ELMS é a plataforma ideal para uma marca da dimensão da Alpine, também é de sublinhar que a classe LMP2 não é actualmente o melhor espaço para os pequenos construtores desenvolverem projectos próprios. O regulamento impõe custos controlados para o desenvolvimento de chassis e motores, e a menos que um construtor consiga vender vários chassis ao longo dos três anos de vida deste (antes de poder ser evoluído), acaba por não haver nenhum retorno. Assim, um construtor da dimensão da Alpine dificilmente teria condições para desenvolver um chassis que não tivesse como objectivo ser comercializado. O mais vantajoso acaba por ser escolher um chassis já existente e eventualmente desenvolver uma carroçaria própria.
A Alpine diz que o vai fazer... mas é esperar para ver .
Nelson Panciatici (Alpine A450 #30) e Paul-Loup Chatin (Alpine A450 #36) são para já os pilotos confirmados para temporada 2014.
Artigos Relacionados
- Pedro Lamy: “Fica sempre um sabor amargo, mas as corridas são assim”
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015: A antevisão da LMP1
- Silverstone e Spa Francorchamps, as casas antes da partida
- Pedro Lamy nas 24 Horas de Le Mans: “daremos o máximo para conquistar a vitória”
- ADESS aprenta projecto LMP3 próprio
- Tiago Monteiro nas 24 Horas de Le Mans: “O meu objetivo passa por conseguir chegar ao final da corrida”
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015
- Filipe Albuquerque e as 24 Horas de Le Mans: “Temos condições para ganhar!”
- Toyota com nova motorização em 2016?
- Aston Martin Racing revela o seu ‘Art Car’ para Le Mans
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015: O programa Eurosport Portugal (Transmissão TV)
- Pneu encurta teste em Le Mans para Tiago Monteiro