Le Mans | Notícias | WEC
World Endurance Championship
Allan McNish anuncia fim da carreira
por Hugo Ribeiro, 18 de Dezembro de 2013 3 Comentários

© Audi Motorsport
Allan McNish anunciou um ponto final na sua carreira como piloto profissional de competição. Não sendo um adeus definitivo, o piloto escocês de 44 anos decidiu que sair pela porta grande era a melhor opção, após um ano coroado com a 3ª vitória em Le Mans e com o Título Mundial de Pilotos. Participações (muito) ocasionais não estão no entanto colocadas de parte em provas seleccionadas, mas não num futuro próximo... e não em Le Mans.
Foi com alguma surpresa que hoje se ficou a saber que Allan McNish, piloto oficial da Audi Sport e recém vencedor das 24 Horas de Le Mans e Campeão Mundial de Pilotos de Resistência, anunciou que iria colocar um ponto fina à sua carreira profissional de piloto de competição. Não seria o nome que se esperaria que viesse a anunciar a sua retirada, e a idade (44 anos) está longe de ser impeditiva para um piloto de resistência. No entanto, e ao contrário de outros, McNish decidiu sair pela porta grande, após o Título Mundial que tanto perseguiu, dando a oportunidade aos mais jovens que um dia também lhe foi dada a si.
Perdeu-se um grande nome dos tempos modernos das provas de resistência, que nos acompanhava à mais de 15 anos, mas outros virão para ocupar o seu lugar, e fazer as delicias da próxima geração.
“Tive uma relação fantasticamente bem sucedida com a Audi e sinto que esta é altura certa para deixar a competição em sport-protótipos e espreitar novas oportunidades,” afirmou Allan McNish em comunicado de imprensa. “Como piloto de competição é importante saber parar (de competir) quando ainda sou rápido e capaz de cumprir o trabalho, e após vencer Le Mans pela terceira vez e conquistar o título de Campeão Mundial, senti que esta era a altura certa. Este foi um ano particularmente bem sucedido, fazendo equipa com o Loïc (Duval) pela primeira vez, e com o Tom (Kristensen), me colega de equipa de longa data. Colocamos um visto nos nossos objectivos, e eu nos meus objectivos pessoais, mas agora é chegada a altura de dar lugar aos mais jovens. Ganhei os campeonatos e as corridas que queria ganhar, e, honestamente, não há melhor maneira de terminar a minha carreira nos sport-protótipos com a Audi, do que com o Título Mundial. O meu compatriota e mentor, Jackie Stewart, sabia como fazer as coisas, mas também sabia quando sair, e foi ele que me ensinou essa lição.”
“Nós respeitamos a decisão do Allan em retirar-se no ponto mais alto da sua carreira,” afirmou Dr. Wolfgang Ullrich, Director da Audi Motorsport. “Simultaneamente, esta é uma saída particularmente difícil para nós. Todos estamos conscientes do sucesso desportivo do Allan. No entanto, não devemos esquecer o quão valioso foi no desenvolvimento dos nossos carros, o team player que sempre foi e o quanto se aplicou de forma consistente para conquistar os objectivos da Audi, muito para além do plano desportivo, com grande profissionalismo, lealdade e entrega. Lamentamos que o Allan não esteja a competir connosco nas probas, mas estamos felizes por ele continuar associado à Audi Sport e a marca Audi.”
“Juntei-me à Audi em 2000 e imediatamente me apercebia que trabalhávamos de forma semelhante: ou ganhamos, ou perdemos — e se perdemos, então temos de resolver o problema,” continua McNish. “Ao longo dos anos, ganhei três títulos do American Le Mans Series, venci por quatro vezes Sebring e Petit Le Mans, e conquistei duas das minhas três vitórias em Le Mans com a Audi. O meu sucesso não se deve apenas a mim, mas é o resultado de um enorme esforço por parte da Audi Sport que sempre me deu a mim e aos meus colegas de equipa as ferrametas necessa´rias para fazermos o nosso trabalho bem feito.
Há alguns grandes pilotos a chegar e eles precisam de uma oportunidade como eu uma vez precisei. Estou ansioso por fazer parte da Audi Sport no futuro, para assegurar que esses jovens pilotos tenham o mesmo nível de divertimento e sucesso que eu tive ao longo destes anos. celebrei o meu 44º aniversário este mês, e sempre estive envolvido na competição para ganhar. Ganhar é a única razão pela qual me dediquei ao automobilismo, e o investimento em termos de tempo, energia, mental e fisico, assim como os sacrifícios da minha família, podem agora ser ajustados.”
Amanhã, pelo fim da manhã, a Audi irá apresentar o seu programa desportivo para 2014, onde serão reveladas as equipas para o WEC e Le Mans, e onde são ainda esperadas algumas surpresas. A confirmação dos pilotos ficará para mais tarde, mas poderemos ter algumas novidades interessantes para as os fãs portugueses da Audi!
Destaques da Carreira
Campeão Mundial de Pilotos de Endurance (2013)
3 vezes Vencedor das 24 Horas de Le Mans (1998, 2008, 2013)
3 vezes Campeão American Le Mans Series (2000, 2006, 2007)
4 vezes Vencedor das 12 Horas de Sebring (2004, 2006, 2009, 2012)
4 vezes Vencedor de Petit Le Mans (2000, 2006, 2007, 2008)
16 corridas, 4 vitórias, 14 pódios e 4 pole-posistions no Mundial de Resistência (2012, 2013)
Fonte: Comunicado de Imprensa do piloto Allan McNish
Artigos Relacionados
- Pedro Lamy: “Fica sempre um sabor amargo, mas as corridas são assim”
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015: A antevisão da LMP1
- Silverstone e Spa Francorchamps, as casas antes da partida
- Pedro Lamy nas 24 Horas de Le Mans: “daremos o máximo para conquistar a vitória”
- Tiago Monteiro nas 24 Horas de Le Mans: “O meu objetivo passa por conseguir chegar ao final da corrida”
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015
- Filipe Albuquerque e as 24 Horas de Le Mans: “Temos condições para ganhar!”
- Toyota com nova motorização em 2016?
- Aston Martin Racing revela o seu ‘Art Car’ para Le Mans
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015: O programa Eurosport Portugal (Transmissão TV)
- Pneu encurta teste em Le Mans para Tiago Monteiro
- Filipe Albuquerque preparado para as 24h de Le Mans depois dos testes oficiais
Achei que parou muito prematuramente, um cara com tanta estrada ainda pela frente, mas pelo menos vai acelerar em outras categorias. Sucesso a nova empreitada do Allan.
O que é o Petit Le Mans?
realmente uma surpresa, ele parecia bem motivado apos o titulo mundial.