Le Mans | Notícias | WEC

World Endurance Championship

Allan McNish anuncia fim da carreira

por Hugo Ribeiro, 18 de Dezembro de 2013 3 Comentários

© Audi Motorsport

© Audi Motorsport

Allan McNish anunciou um ponto final na sua carreira como piloto profissional de competição. Não sendo um adeus definitivo, o piloto escocês de 44 anos decidiu que sair pela porta grande era a melhor opção, após um ano coroado com a 3ª vitória em Le Mans e com o Título Mundial de Pilotos. Participações (muito) ocasionais não estão no entanto colocadas de parte em provas seleccionadas, mas não num futuro próximo... e não em Le Mans.

Foi com alguma surpresa que hoje se ficou a saber que Allan McNish, piloto oficial da Audi Sport e recém vencedor das 24 Horas de Le Mans e Campeão Mundial de Pilotos de Resistência, anunciou que iria colocar um ponto fina à sua carreira profissional de piloto de competição. Não seria o nome que se esperaria que viesse a anunciar a sua retirada, e a idade (44 anos) está longe de ser impeditiva para um piloto de resistência. No entanto, e ao contrário de outros, McNish decidiu sair pela porta grande, após o Título Mundial que tanto perseguiu, dando a oportunidade aos mais jovens que um dia também lhe foi dada a si.

Perdeu-se um grande nome dos tempos modernos das provas de resistência, que nos acompanhava à mais de 15 anos, mas outros virão para ocupar o seu lugar, e fazer as delicias da próxima geração.

“Tive uma relação fantasticamente bem sucedida com a Audi e sinto que esta é altura certa para deixar a competição em sport-protótipos e espreitar novas oportunidades,”  afirmou Allan McNish em comunicado de imprensa. “Como piloto de competição é importante saber parar (de competir) quando ainda sou rápido e capaz de cumprir o trabalho, e após vencer Le Mans pela terceira vez e conquistar o título de Campeão Mundial, senti que esta era a altura certa. Este foi um ano particularmente bem sucedido, fazendo equipa com o Loïc (Duval) pela primeira vez, e com o Tom (Kristensen), me colega de equipa de longa data. Colocamos um visto nos nossos objectivos, e eu nos meus objectivos pessoais, mas agora é chegada a altura de dar lugar aos mais jovens. Ganhei os campeonatos e as corridas que queria ganhar, e, honestamente, não há melhor maneira de terminar a minha carreira nos sport-protótipos com a Audi, do que com o Título Mundial. O meu compatriota e mentor, Jackie Stewart, sabia como fazer as coisas, mas também sabia quando sair, e foi ele que me ensinou essa lição.”

“Nós respeitamos a decisão do Allan em retirar-se no ponto mais alto da sua carreira,” afirmou Dr. Wolfgang Ullrich, Director da Audi Motorsport. “Simultaneamente, esta é uma saída particularmente difícil para nós. Todos estamos conscientes do sucesso desportivo do Allan. No entanto, não devemos esquecer o quão valioso foi no desenvolvimento dos nossos carros, o team player que sempre foi e o quanto se aplicou de forma consistente para conquistar os objectivos da Audi, muito para além do plano desportivo, com grande profissionalismo, lealdade e entrega. Lamentamos que o Allan não esteja a competir connosco nas probas, mas estamos felizes por ele continuar associado à Audi Sport e a marca Audi.”

“Juntei-me à Audi em 2000 e imediatamente me apercebia que trabalhávamos de forma semelhante: ou ganhamos, ou perdemos — e se perdemos, então temos de resolver o problema,” continua McNish. “Ao longo dos anos, ganhei três títulos do American Le Mans Series, venci por quatro vezes Sebring e Petit Le Mans, e conquistei duas das minhas três vitórias em Le Mans com a Audi. O meu sucesso não se deve apenas a mim, mas é o resultado de um enorme esforço por parte da Audi Sport que sempre me deu a mim e aos meus colegas de equipa as ferrametas necessa´rias para fazermos o nosso trabalho bem feito.

Há alguns grandes pilotos a chegar e eles precisam de uma oportunidade como eu uma vez precisei. Estou ansioso por fazer parte da Audi Sport no futuro, para assegurar que esses jovens pilotos tenham o mesmo nível de divertimento e sucesso que eu tive ao longo destes anos. celebrei o meu 44º aniversário este mês, e sempre estive envolvido na competição para ganhar. Ganhar é a única razão pela qual me dediquei ao automobilismo, e o investimento em termos de tempo, energia, mental e fisico, assim como os sacrifícios da minha família, podem agora ser ajustados.”

Amanhã, pelo fim da manhã, a Audi irá apresentar o seu programa desportivo para 2014, onde serão reveladas as equipas para o WEC e Le Mans, e onde são ainda esperadas algumas surpresas. A confirmação dos pilotos ficará para mais tarde, mas poderemos ter algumas novidades interessantes para as os fãs portugueses da Audi!

Destaques da Carreira
Campeão Mundial de Pilotos de Endurance (2013)
3 vezes Vencedor das 24 Horas de Le Mans (1998, 2008, 2013)
3 vezes Campeão American Le Mans Series (2000, 2006, 2007)
4 vezes Vencedor das 12 Horas de Sebring (2004, 2006, 2009, 2012)
4 vezes Vencedor de Petit Le Mans (2000, 2006, 2007, 2008)
16 corridas, 4 vitórias, 14 pódios e 4 pole-posistions no Mundial de Resistência (2012, 2013)

Fonte: Comunicado de Imprensa do piloto Allan McNish