Le Mans | Notícias

24 Horas de Le Mans

ACO confirma primeiros convites para as 24 Horas de Le Mans

por Hugo Ribeiro, 16 de Dezembro de 2014 Sem Comentários

© Eric Gilbert / Fonte: FIA WEC

Há três maneiras de alinhar nas 24 Horas de Le Mans nos tempos que correm: alinhar em toda a temporada do WEC, conquistar vitórias em Le Mans ou Títulos no WEC, ELMS e USCC... ou submeter um dossier de candidatura e esperar pelo sim do ACO. Hoje foram confirmados os 13 primeiros convites.

Chegados ao fim dos campeonatos, chega também a altura do ACO confirmar os primeiros convites para as 24 Horas de Le Mans do ano seguinte. Os nomes já eram conhecidos: os vencedores dos campeonatos ELMS e AsLMS e os vencedores das 24 Horas de Le Mans em cada classe, faltando apenas conhecer a quem a IMSA iria atribuir os dois convites dirigidos ao United SportsCar Championship. Eis então a lista dos 13 primeiros convites para as 24 Horas de Le Mans de 2015:

Dois convites:
AF Corse
— vitória nas 24 Horas de Le Mans na classe GTE Pro (GTE Pro)
— 2º classificado GTE no European Le Mans Series (GTE Pro ou GTE Am)

SMP Racing
— Título GTE no European Le Mans Series (GTE Pro ou GTE Am)
— Título GTC no European Le Mans Series (GTE Am)

Team AAI
— Título GTC no Asian Le Mans Series (GTE Am)
— 2º classificado GTC no Asian Le Mans Series (GTE Am)

Um convite:
Audi Sport Team Joest
— Vencedor das 24 Horas de Le Mans, classe LMP1 (LMP1)

Jota Sport
— Vencedor das 24 Horas de Le Mans, classe LMP2 (LMP2)

Aston Martin Racing
Vencedor das 24 Horas de Le Mans, classe GTE Am (GTE Am)

Signatech Alpine
— Título LMP2 no Euroepan Le Mans Series (LMP2)

OAK Racing Team Total
— Título LMP2 no Asian Le Mans Series (LMP2)

Wayne Taylor Racing
— Equipa designada pelo United SportsCar Championship (LMP2)

Scuderia Corsa
— Equipa designada pelo United SportsCar Championship (GTE Am)

Os convites não são garantias: da mesma forma que o ACO premeia quem se inscreve (e alinha de facto) em todas as provas dos campeonatos sobre a sua alçada na altura das candidaturas a um lugar em Le Mans, também este convites de, chamemos-lhes assim, mérito desportivo têm como condição sine qua non que as equipas se inscrevam para toda a temporada num dos campeonato que utilizam os regulamentos ACO, como o ELMS, AsLMS ou o USCC.

São 56 os lugares disponíveis para a clássica francesa — não há ocupante para a 'garagem 56' — e a discussão em torno do aumento do numero de inscritos para 60 volta a estar na ordem do dia. O circuito tem capacidade para ter uma grelha de 60 (e mesmo um pouco mais) faltando apenas as indispensáveis boxes. Com o WEC agora a garantir entrada directa em Le Mans, os tão desejados convites começam a ser um produto raro. São 13 convites atribuídos pelo mérito desportivo no ano anterior, aos quais se juntam 30 (na visão mais pessimista - 35 na mais optimista) inscritos para o WEC. Ou seja, dos 56 já se foram 43. A estes há que juntar a mais que certa e garantida inscrição dos terceiros Porsche e Nissan (a Toyota ainda não confirmou um terceiro carro e a Audi tem já um convite pela vitória de 2014), assim como a também garantida inscrição de dois Corvettes da Corvette Racing (se é que ainda não acabamos por ver pelo menos um deles no WEC...). Assim, os 43 já são 47 (52 se tudo correr de feição para os lados do WEC).

Ou seja, há 9 convites para distribuir por todas as restantes equipas, incluindo outras que não as de fábrica que pretendam levar dois carros a Le Mans. Claro que pelo meio haverá equipas a ficar pelo caminho. As dúvidas de que os dois convites atribuídos ao USCC sejam de facto activados são muitas — pese embora pelo menos a Wayne Taylor Racing ter afirmado estar a trabalhar nesse sentido. Se olharmos bem para a grelha do ELMS deste ano (e as equipas já pré-anunciadas para 2015), não é difícil de perceber que haverá equipas a ficar de fora de Le Mans, e isso será certamente razão para que os planos não se concretizem de todo.

O período de candidatura a um convite para as 24 Horas de Le Mans de 2015 decorrerá de 18 de dezembro a 27 de Janeiro, e as listas de inscritos para Le Mans, assim como para o Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) e o European Le Mans Series, serão divulgas no início de Fevereiro.

Fonte: Comunicado de Imprensa do ACO