ELMS | Notícias | Opinião | Portugueses

ELMS / 4H Estoril: Rescaldo

4 Horas do Estoril ELMS: Um balanço — A opinião dos fãs, Parte 2

por Filipe Atanázio, 12 de Novembro de 2014 Sem Comentários

© ELMS

Continuamos a nossa série de artigos de opinião relativos às 4 Horas do Estoril, a etapa portuguesa do ELMS que encerrou a sua temporada 2014. Depois do artigo do Le Mans Portugal nas palavras de Pedro Correia, mais três novos textos, desta feita de três dos fãs que marcaram presença no Estoril por via do bilhete oferecido pelo Le Mans Portugal. Depois do texto de António Santos, segue-se a contribuição de Filipe Atanázio, a quem desde já agradecemos a disponibilidade por nos deixar as seguintes palavras.

Foi a primeira vez que fui ao Autódromo do Estoril. O maior evento automóvel do ano era imperdível, e foi através do Le Mans Portugal que consegui acesso ao bilhete "Paddock", que me faria estar mais perto de todo o acontecimento!

Sábado pelas 9 horas da manhã já estava no recinto, a ver todas as equipas a prepararem as máquinas para os treinos-livres. É fascinante estarmos tão perto de tudo: as equipas, mecânicos, carros, enfim... nos bastidores! Estava um começo de dia chuvoso, o que torna tudo diferente em termos de velocidade em pista. Os carros da AutoGP iniciaram o dia a roncar pelo circuito. As equipas de AutoGP foram sempre simpáticas deixando fotografar as máquinas e a possibilidade de trocar umas palavras também. Seguiu-se os treinos-livres dos carros Le Mans. O som é algo incrível. Soube recentemente que o Autódromo do Estoril voltou a receber a distinção de "Grau 1", em Agosto. O que tecnicamente lhe dá possibilidade futura de receber a prova rainha de automóveis: a Formula 1. O Circuito do Estoril é espectacular, com bons acessos, estacionamento bom (apesar do primeiro dia ter sido complicado, no segundo dia ouviram as sugestões dos fans e os responsáveis deram acesso ao publico para estacionar nos parques principais, facilitando e muito, as famílias), nota-se que está em forma e apto a receber grandes provas internacionais e nacionais de corridas. 

Com acesso ao Paddock, estive sempre entretido a ver tudo a acontecer nos bastidores, algo que só pela TV alguma vez tive acesso. 

A tarde fez-se de qualificações dos AutoGP em preparação para o grande Domingo.

No Domingo, o dia começou cedo também. Foram as qualificações dos carros de Le Mans seguido de Sessão de Autógrafos. Que foi épica! As enchentes de fans apoderaram-se das boxes para receber autógrafos e ver as máquinas mais de perto. Umas em formato exposição, outras completamente abertas a receber mecânica. Aí sim, notou-se a quantidade massiva de gente que invadiu o Estoril. Li que foram mais de 17.000 pessoas a assistir ás corridas. Incrível o publico: sempre alegre, muitas famílias a levar a criançada que estava muito entusiasmada com toda a envolveria do evento com as pessoas. Seguiu-se a Corrida 1 da AutoGP com uma primeira "falsa partida" com bandeira vermelha deixando-me ainda mais ansioso para a corrida em si. O tempo estava muito mais sorridente, com sol, o que dá direito a mais velocidade aos carros em pista! A corrida-rainha do dia seguiu-se pelas 13h30 e foi incrível, com muitas ultrapassagens, saídas de pista, e muita borracha queimada. Para finalizar o Domingo em grande, seguiu-se a Corrida 2 da AutoGp, mesmo a tempo de proporcionar um por-do-sol lindíssimo como pano de fundo.

Falando da corrida dos Le Mans, senti muito a falta de um ecrã para seguir a corrida em termos de posições, pois como foi uma corrida de 4 horas, passado umas voltas já não sabia quem ía à frente de quem. Uma televisão, um ecrã para o público, ou acesso WI-FI fariam toda a diferença para acompanhamento. Também senti a falta de diversidade de espaços para refeições, limitando-se a uma "Bar Paddock" para o público com bilhete. Nada que afectasse muito a estadia deste fim de semana, mas para o ano, como está confirmada mais uma final da European Le Mans Series 2015 no Estoril, de certeza que os responsáveis vão, mais uma vez, dar tudo por tudo para trazer ainda mais público ao Autódromo do Estoril!

Quero agradecer ao Le Mans Portugal por toda a divulgação do evento, do bilhete que me foi disponibilizado, e de toda esta experiência que foi um fim de semana dedicado às corridas em Portugal.

Filipe Atanázio