Notícias | Portugueses | USCC

USCC / 12H Sebring

12H Sebring: João Barbosa perde o comando ao fim de 9 Horas de prova

por Fernando Martins, 16 de Março de 2014 Um Comentário

© Fernando Martins / Le Mans Portugal

Foi no começo da 7 hora, após Christian Fittipaldi ter  tomado o volante, que a verdadeira batalha pela liderança começou. Ryan Dalziel no HDP da Extreme Speed Motorsports fez um turno de condução brilhante que o levou ao comando da prova antes de passar o carro a Scott Sharp, mas essa paragem deu a liderança ao outro carro da equipa agora guiado por Simon Pagenaud, e Fittipaldi regressa ao segundo lugar. Continua a dar nas vistas por imprimir um ritmo muito rápido o carro 02 da Ganassi guiado por Scott Dixon/Tony Kanan e o estreante em Sebring Sage Karam. Durante a oitava hora, o carro da Extreme Spped volta a perder a liderança para Fittipaldi devido a um pião, resultado de um toque num carro mais lento.

Começam também agora a desenharem-se as estratégias de cada equipa. Na Action Express e decidido que Fittipaldi não fará outro turno, sendo o volante passado a JB ao entardecer, para Sebastian Bourdais acabar a prova. João Barbosa mantém o comando, por algum tempo mas e sucessivamente atacado por David Brabham e depois por Sage Karam, não lhe sendo possível resistir a estes carros que são favorecidos com o "balance of performance" imposto pela IMSA.

Na classe PC, dizimada por acidentes, ha dois carros com boa saúde a disputar a liderança da classe, sendo o terceiro lugar para quem mais sobreviver.

Em GTLM a Corvette continua a liderar com o carro # 4, seguido por um Viper, um Porsche e um BMW outro Porsche e um Ferrari, todos eles carros de fabrica com a excepção do ultimo, e todos na mesma volta, estando-se a desenhar um fim de corrida muito disputado.

Em GTD a nota mais saliente e o regresso do Audi de Filipe Albuquerque a mesma volta do líder, certo que ajudado pelas situações de bandeira amarela mas também pelo turno muito rápido do nosso compatriota, bem secundado por Dion Von Moltke. Também nesta classe os seis primeiros estão na mesma volta, com dois Porsche a ocupar as primeiras posições, seguidos por um BMW, dois Audi e um Ferrari.

A noite desceu em Sebring, e o Audi de Albuquerque passa para o terceiro lugar da classe devido as paragens nas boxes de quem o precedia. Mudança de líder na classe, com o Porsche da Magnus Racing a assumir a posição.

No inicio da decima hora a classificação geral mostra o HDP da Extreme Speed guiado por david Brabham no comando, seguido por Memo Rojas (Ganassi Riley/Ford), Jordan Taylor (WTR Corvette) Jon Fogarty (Action Express Corvette) e Gustavo Yacaman (Oak Racing Morgan) todos na mesma volta.